PRO-REITORIA DE ENSINO VISITA CAMPUS CAPANEMA – Campus Capanema

PRO-REITORIA DE ENSINO VISITA CAMPUS CAPANEMA

O IFPR Campus Capanema, recebeu, no dia 12/05/2022, a visita do Pró-Reitor de Ensino, Senhor Amarildo Pinheiro Magalhães, do Diretor de Gestão Acadêmica, Adilson Claudio Muzi, e da Coordenadora de Cursos Técnicos, Ana Lucia Berno Bonassina.
Além de conhecer o bloco didático, recentemente inaugurado, e visitar os laboratórios de artes, física, química, biologia, matemática e as adaptações realizadas no bloco administrativo o dia foi de reuniões e muita reflexão.

No período da manhã a conversa ocorreu com o Colegiado de Gestão Pedagógica e foram abordadas os aspectos acadêmicos do Campus. Já na parte da tarde as rodas de conversa foram com os servidores ligados ao ensino e Grêmio Estudantil.
Dentre os assuntos abordados foi feita uma breve explanação sobre as recentes mudanças na Reitoria, criação de novas diretorias e restruturação de organograma institucional. Foi, também, apresentado sobre as diretrizes da educação à distância no IFPR, bem como a tramitação de documentos que norteiam a execução de projetos de ensino.
Outros dois assuntos abordados foram a carga horária dos professores e o seu impacto sobre a pesquisa, o ensino e a extensão: tripé da educação no IFPR e seu principal diferencial, e a avaliação.
O tema avaliação que é muito discutido no âmbito da educação, é tomado com grande importância no IFPR e por isso mesmo, sempre que possível trazido a baila e com grande dedicação discutido. Ainda assim, é um tema que requer, ainda, mais espaço para diálogo dada sua relevância.
Na conversa com o Grêmio estudantil, foi reivindicado melhorias para o Núcleo de Artes e Cultura, para a quadra de esportes (fechamento e vestiários), vestiários para o curso de Agroecologia, acesso à internet, cantina e também destacou-se a importância da contratação de psicólogo para o Campus.