III SEMANA DE MATEMÁTICA: ACONTECEU – Campus Capanema

Notícias

III SEMANA DE MATEMÁTICA: ACONTECEU

Publicado em

Copiado!

Teve início, na segunda-feira, dia 02/05/2022, no Campus Capanema , a III Semana da Matemática.

O Evento, que já está em sua terceira edição, é organizado pelos docentes e discentes do curso de licenciatura em matemática e tem por objetivo promover a troca de experiências, debates sobre temáticas relacionadas à matemática, ao ensino de matemática e sobre a educação de modo geral.

A palestra de abertura, Intitulada “Ensino de matemática e Educação do Campo: possibilidades proferida pela professora Dra. Luciana Boemer Cesar Pereira, trouxe uma gratificante reflexão sobre as possibilidades de aplicação da matemática em diferentes situações do cotidiano do campo.

“Um dos projetos desenvolvidos pela professora que envolve a educação do campo e ensino da matemática é a construção de uma horta, dentro da escola.” Como isto envolve a matemática? A partir desse projeto aborda-se o ensino de área, perímetro, volume, geometria, já que os canteiros envolvem diferentes formas geométricas. Além de análises químicas.

Nesta palestra ficou evidenciado a importância da interdisciplinaridade e do trabalho coletivo. Tudo isso, envolvendo o ensino da matemática de forma lúdica, e muito significativa.

A professora Luciana é Professora de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Dois Vizinhos). Atua nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Agronomia, Engenharia de Softwares e Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR – Ponta Grossa -2020). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR – Ponta Grossa – 2013). Especialista em Educação do Campo (FSB – 2013). Atualmente desenvolve pesquisas com as temáticas: Ensino de Geometria e Educação do Campo, Educação Matemática e Educação do Campo. ( escavador).

Na teça-feira, foi a vez da oficina “ Uma breve introdução ao MATLAB”. Ministrada pelo professor Dr. Matheus Tozo de Araújo.

O MATLAB é uma ferramenta completa para cálculos e outras manipulações matemáticas, que integra diversos recursos, tais como análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de dados e construções de gráficos. Esta oficina tem como objetivo apresentar uma introdução aos principais conceitos e funcionalidades do MATLAB.

O Professor Matheus, é Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, Mestre em Matemática , Graduado em Matemática Aplicada pela UNESP.

Topo