GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA – Campus Capanema

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Foi criado recentemente no IFPR o “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Pedagogia Histórico-Crítica”, trata-se de um grupo multicampi, portanto, podem participar servidores e estudantes dos diversos campi do IFPR. Este destina-se ao estudo e pesquisa de temas e problemas no âmbito da Educação, tendo como base a concepção teórico-metodológica adotada pelo IFPR, qual seja a Pedagogia Histórico-Crítica. A unidade deste grupo de estudos e pesquisa está ancorada na defesa Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto uma proposta contra-hegemônica que tem como finalidade fundamentar a práxis pedagógica, considerando as condições objetivas das instituições de ensino para atender as necessidades e interesses da classe trabalhadora. Para tanto, o grupo está organizado em três linhas de pesquisa, quais sejam: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação; Trabalho, Formação de Professores e Processo de Ensino-Aprendizagem; e Gestão da Educação e da Escola, assim sistematizadas com a intenção de abarcar a totalidade das relações estabelecidas na práxis pedagógica.

Convidamos a todos os interessados para participar de uma reunião de apresentação, planejamento e organização das atividades do grupo.

Dia: 27 de novembro de 2020
Entrar em contato pelo email: grupoestudopesquisaphc@gmail.com

Fonte: Silvana Lazzarotto Schmitt