Campus Capanema discute a possibilidade de implementação de atividades pedagógicas não presenciais – Campus Capanema

Estamos vivendo um momento muito difícil com a Pandemia da Covid-19, o que tem afetado diversos setores da sociedade, inclusive no campo educacional.

Desde o dia 17 de março estamos com o calendário acadêmico suspenso. Até o momento foram publicadas três resoluções que tratam da suspensão: uma referente aos dias de março, outra de abril e por último, referente aos dias de maio.

A resolução nº 10, publicada no dia 11 de maio de 2020, autoriza, em caráter excepcional, o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais nos cursos presenciais do IFPR durante o período de suspensão do calendário acadêmico como medida de prevenção e enfrentamento à disseminação da Covid-19, que no futuro poderão ser validadas como carga horária.

Desde então, temos avaliado a possibilidade de implementar essas atividades no Campus Capanema.

São muitos os pontos e perspectivas a serem considerados neste momento: acesso dos alunos a computador, celular, internet, condições de realizar os estudos em casa, condições financeiras que estão afetando os estudantes e suas famílias, condições psicológicas, preocupação com a qualidade do ensino, preocupação com a aprendizagem, preocupação com os servidores, professores, entre tantas outras.

As decisões tomadas pelo Campus são pautadas nas deliberações da nossa Reitoria e das Pró-reitorias. No dia de hoje foi publicada a Portaria Nº 19, DE 15 DE MAIO DE 2020, que normatiza os procedimentos internos para a proposição e desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais.

No decorrer da próxima semana serão reunidos os colegiados de curso, coordenações de cursos, equipe pedagógica e comunidade do Campus Capanema para deliberarmos sobre os encaminhamentos quanto às atividades pedagógicas não presenciais, que poderão ser realizadas no Campus.