Sorteio público das vagas do Processo Seletivo EaD é adiado como prevenção ao COVID-19 – Campus Capanema

Notícias

Sorteio público das vagas do Processo Seletivo EaD é adiado como prevenção ao COVID-19

Publicado em

Copiado!
Imagem contendo a escrita "sorteio público"

Nos dias 05, 06 e 09 de março seria realizado o sorteio público das 7.960 vagas do Processo Seletivo EaD IFPR 2020 para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. As vagas são para os cursos de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística e Meio Ambiente e são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio. Devido à verificação de um problema técnico, o Processo Seletivo foi suspenso. Após a suspensão, o sorteio seria realizado entre os dias 18 e 20 de março, porém, devido à prevenção ao COVID-19, foi adiado por tempo indeterminado.

Uma nova programação será divulgada para a transmissão ao vivo do Sorteio Público, que será realizado em novos dias e horários, no mesmo link já divulgado.

Os cursos, que se iniciam ainda em 2020, são na modalidade a distância, com aulas presenciais nos polos EaD uma vez por semana.

Sorteio público

O edital do sorteio público foi publicado no dia 03 de março, na página eletrônica da DSEaD, contendo a data, local, horário, link de acesso para acompanhar o sorteio e lista de candidatos habilitados.

O sorteio público acontecerá por meio de sistema de sorteio eletrônico desenvolvido para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os sorteios serão realizados por polo e turmas, considerando o número de vagas disponíveis para cada cota, conforme anexo II do Edital.

Não haverá sorteio público para as turmas nas quais o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesse caso, todas as inscrições serão direcionadas para ampla concorrência e todos os candidatos serão aprovados e classificados em ordem alfabética.

80% das vagas são destinadas a 10 diferentes cotas

O caráter inclusivo do IFPR está manifestado em sua política de cotas, que destina 80% de suas vagas a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os candidatos que se autodeclararem em alguma das 10 categorias de cotas passarão por bancas de verificação, conforme o Edital.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail ps.ead@ifpr.edu.br ou (41) 3535-1800.
Topo