Projeto do Campus Capanema recebe recursos de sociedade científica – Campus Capanema

Projeto do Campus Capanema recebe recursos de sociedade científica

O projeto de extensão “Em Busca de Outros Mundos”, cujo objetivo é despertar o interesse de alunos de escolas públicas do Sudoeste do Paraná pela astronomia, foi escolhido para integrar o programa “SBPC vai à Escola”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Dessa forma, a iniciativa do Campus Capanema receberá R$ 7.000,00 para desenvolver ações de extensão ao longo do ano de 2020.

Para o coordenador do projeto, o professor Fábio Alves, a parceria permitirá um avanço nas ações desenvolvidas pelo “Em Busca de Outros Mundos”. “Trata-se de uma importante vitória para o campus, pois estamos realizando este trabalho desde 2016. Agora, com os recursos, podemos ampliar ainda mais a divulgação e popularização da ciência na região”, explica o docente. Ao total, apenas 24 programas foram contemplados com fundos da SBPC.

Por meio do incentivo, o projeto “Em Busca de Outros Mundos” poderá adquirir livros e materiais de trabalho, promover visitas técnicas, desenvolver oficinas práticas e convidar palestrantes para proferir falas sobre astronomia. Dentre as atividades a serem realizadas, estão observações diurna e noturna do céu com telescópios, o lançamento de foguetes amadores e a participação em eventos científicos.

O professor Fábio destacou dois eventos internacionais de grande projeção para este ano. O primeiro é o Asteroid Day, que tem como objetivo alertar a população sobre possíveis impactos de asteroides contra o planeta Terra e será comemorado com uma oficina de meteoritos. Já a World Space Week irá celebrar o papel da ciência e da tecnologia na melhoria das condições de vida da humanidade.

Atualmente, a iniciativa atende alunos de cinco escolas da região de Capanema, atuando com turmas dos Ensinos Fundamental I e II. De acordo com o coordenador do projeto, os recursos da SBPC também irão possibilitar uma ampliação das parcerias ao longo de 2020. “Nosso objetivo é atender, até o final do ano, outras três escolas. Esperamos, assim, continuar divulgando o interesse pelas ciências”, conclui o professor Fábio.