Integração marca a volta às aulas do Campus Capanema – Campus Capanema

Integração marca a volta às aulas do Campus Capanema

A diretora-geral Leocadia Candido dá as boas vindas aos estudantes.

A última quinta-feira (06/02) foi de grande alegria no Campus Capanema: estudantes dos cursos técnicos de Cooperativismo e de Informática e da Licenciatura em Matemática participaram das atividades em comemoração ao início do ano letivo de 2020. Pautadas na integração, diversas ações movimentaram o primeiro dia de aula, proporcionando uma calorosa acolhida para calouros e veteranos.

“O primeiro dia de aula é muito especial, pois é o início de uma nova caminhada. Começar bem o ano letivo é essencial para que os alunos aproveitem cada momento e desenvolvam seu potencial”, destacou a diretora Leocadia Candido em seu o discurso de abertura das atividades. A recepção foi realizada na biblioteca do Campus Capanema e contou com o apoio de servidores, do Grêmio Estudantil e da comunidade local. Aproximadamente 90% dos estudantes do campus participaram das ações, incluindo alunos do curso técnico em Agroecologia, cujas atividades serão retomadas apenas na próxima segunda-feira (10/02)

As ações tiveram sequência com a apresentação dos professores, da equipe técnica e das diferentes seções do campus. “Essa iniciativa é importante para que possamos situar os estudantes, em especial, os recém-chegados. Assim, eles podem saber onde buscar apoio, aprender sobre a instituição e conhecer os projetos que desenvolvemos no campus”, explica a professora Karla Lovis.

Os estudantes também receberam orientações quanto à participação na política do campus e participaram da cerimônia de posse do Grêmio Estudantil Alaska, vitorioso nas eleições de 2019. Em sua fala, o presidente do órgão, Diego Rozek, assinalou o papel do Grêmio: “Somos o órgão que representa os interesses dos alunos do campus. Nossas ações envolvem desde iniciativas culturais e esportivas, à discussões sobre direitos e demandas dos alunos”.

Após as apresentações iniciais, houve momentos de descontração. Nos três diferentes turnos de trabalho, foram realizados cafés coletivos e os estudantes puderam conhecer as instalações do Bloco Didático, cuja obra está em fase de conclusão. Os calouros receberam atenção especial, participando de reuniões onde foram instruídos sobre bolsas, projetos de pesquisa e extensão, bem como, sobre o funcionamento da instituição. Além disso, os primeiranistas também participaram de um trote marcado por chuva colorida e gincanas de integração.

As atividades de recepção continuam na próxima semana. Na segunda-feira, os estudantes do curso técnico de Agroecologia retornam à instituição para iniciar seu ano letivo. No mesmo dia, haverá o sorteio das vagas remanescentes da Graduação em Matemática. Já na terça-feira (11/02), o Campus Capanema abre suas portas para a comunidade local, promovendo a primeira reunião de pais e professores do ano.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira e Cleoci Schneider