Campus Capanema comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – Campus Capanema

Campus Capanema comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Colocar-se no lugar dos outros para compreendê-los melhor: essa foi a ideia central das atividades alusivas ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência realizadas pelo Campus Capanema nesta última terça-feira (03/12). O dia foi marcado por oficinas, práticas e, principalmente, muito diálogo entre os estudantes e membros da comunidade externa.

“A finalidade das ações foi fazer com que os alunos se conscientizem sobre as diferentes formas de deficiência, compreendendo a importância da inclusão social e da defesa dos direitos conquistados por essas pessoas”, explica a professora Silvana Lazarotto Schmitt, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus. As atividades foram desenvolvidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Capanema.

As oficinas foram ministradas por moradores da região, que puderam compartilhar com os discentes relatos de suas experiências como pessoas com deficiência. Além disso, os convidados também abordaram temas referentes acessibilidade e responderam perguntas dos presentes. “Conscientização e informação são ferramentas importantes no processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Por isso, fomentar o debate é fundamental”, explicou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Capanema, Sidnei Olkoski

As ações foram complementadas por atividades práticas, na quais os estudantes utilizaram cadeiras de rodas, vendas e bengalas para cegos a fim de simular as situações enfrentadas por uma pessoa com deficiência em seu cotidiano. Para a formanda Saiara Winck, a proposta do NAPNE atingiu os objetivos: “As oficinas tiveram um formato inteligente e atrativo. Por meio das práticas, pudemos nos colocar no lugar de uma pessoa com deficiência, aumentando nossa empatia para com elas”.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992. De acordo com o órgão, a data tem por objetivo estimular reflexões e debates sobre a inclusão e a superação de preconceitos. A ONU estima que, no mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas vive com algum tipo de deficiência. No Brasil, conforme os dados apresentados pelo censo de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número chega a 45,6 milhões de indivíduos.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira
Fotos: Silvana Lazarotto Schmitt e Cleoci Schneider