Início Notícias Professor do Campus Capanema recebe prêmio da Associação Brasileira de Agroinformática

No último dia 14, a Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) premiou a tese de doutorado escrita pelo professor de Agronomia do Campus Capanema, Bruno Rógora Kawano. O trabalho, intitulado “Proposta de estratégia de controle de temperatura baseada em pré-resfriamento de produtos agrícolas perecíveis no transporte refrigerado rodoviário”, foi desenvolvido entre 2013 e 2018, junto à Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Carlos Eduardo Cugnasca.

A premiação ocorreu durante o 12º Congresso Brasileiro de Agroinfomática – SBIAgro 2019, realizado na cidade paulista de Indaiatuba. A pesquisa do professor Bruno foi eleita a melhor tese dentre todas as inscritas para o concurso promovido pela instituição. As pesquisas avaliadas neste concurso se caracterizaram pela busca de resultados originais e contribuições significativas para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do uso da tecnologia da informação na agropecuária.

“Durante a pesquisa, abordei aplicações de engenharia de controle e automação, bem como sistemas computacionais na área da agricultura, mais especificamente durante o transporte de produtos agrícolas perecíveis, a fim de se reduzir perdas em quantidade e qualidade do produto até chegar no consumidor final”, explica o professor.

Para desenvolver seu trabalho, o professor atuou dentro do contexto da Internet das Coisas e Agricultura 4.0 voltada para o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo. Assim, será possível facilitar o acesso também a pequenos agricultores familiares. Segundo Kawano, o apoio do IFPR foi fundamental para realizar a pesquisa: “Como docente, senti grande amparo e encorajamento para realizar atividades de pesquisa e extensão. Esses elementos são primordiais para continuar desenvolvendo projetos junto aos alunos e grupos de pesquisa locais, além de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos”.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira e Bruno Kawano

Foto: Acervo pessoal de Bruno Kawano.

Galeria de Fotos