Inovação tecnológica é tema de eventos no Campus Capanema – Campus Capanema

Inovação tecnológica é tema de eventos no Campus Capanema

Nos dias 20 e 21 de novembro, o Campus Capanema abriu suas portas à comunidade do Sudoeste paranaense para debater as possibilidades de inovação na produção local. Tratou-se da terceira edição do IFAgroTech, evento que tem por objetivo identificar e encontrar soluções para os gargalos tecnológicos enfrentados por pequenos produtores da região. Aproximadamente 100 pessoas participaram das ações promovidas ao longo do encontro.

O primeiro dia de atividades foi iniciado pela apresentação de propostas para solucionar problemas levantados na edição anterior do IFAgroTech, realizada no início de 2019. “Esse retorno à comunidade é muito importante, pois o IFAgroTech tornou-se um canal para que possamos conhecer a realidade regional, a fim de pensarmos alternativas para fortalecer a economia pautada na propriedade familiar”, explica o professor Gilberto Laske, um dos organizadores do evento.

A programação teve continuidade com a realização da palestra “Estratégia de Controle de Pragas”, na qual o professor Bruno Kawano apresentou parte uma pesquisa premiada pela Associação Brasileira de Agroinformática. O período da tarde, por sua vez, foi marcado pela realização de quatro oficinas voltadas à pequena produção: embutidos e derivados de leite, hortaliças, panificados e apicultura.

O segundo dia de evento também contou com diversas palestras. A professora Jucieli Weber da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) proferiu a fala “Produtos Panificados: Cuidados antes e após a Produção”. Por sua vez, a engenheira agrônoma Janete Kaupka abordou o tema “Horticultura Agroecológica”. Já o assunto “Produção Leiteira: Aspectos Legais e Tecnologias” foi discutido pela professora e veterinária Amanda Queiroz.

Além disso, parte da programação do dia 21 de novembro foi dedicada especialmente a debates relativos à produção açucareira: foi o “Cana Tech Day”, desenvolvido pelo Campus Capanema em parceria com a Cooperativa Regional da Fronteira e o Sebrae. Entre os temas discutidos, foram abordadas a diversidade na produção de derivados da cana-de-açúcar e a aplicação de tecnologias no plantio e processamento. Além disso, os presentes refletiram sobre a formação de uma cooperativa para os pequenos produtores da área na região.

Como encerramento das atividades do IFAgroTech, o campus premiou os estudantes mais bem colocados no Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP), realizado no em setembro de 2019. Ao total, doze projetos receberam certificados de menções honrosas por seus resultados. “Reconhecer o bom desempenho dos estudantes é uma forma de incentivar seus interesses em uma carreira científica”, explicou o professor Bruno Kawano, membro da comissão do SICCAP.

No período noturno, o campus realizou o I Seminário de Educação Superior e Técnica do Território da Fronteira, evento voltado a debater o uso de tecnologias no futuro da educação. O encontro teve início com a fala “As tecnologias educacionais e os desafios da autoconsciência”, do professor Marcel Rios. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda composta por professores de órgãos públicos e privados.

Para o professor Kellerman Godarth, organizador do evento, o resultado foi bastante positivo. “Nessa primeira edição, conseguimos mobilizar vários segmentos da comunidade local para debater esse tema tão importante, que é a confluência entre educação e tecnologia. Esperamos que o Seminário se torne uma tradição na cidade, buscando fomentar ainda mais essas discussões”, concluiu.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira, Daniela Silvestrin e Cleoci Schneider.