Campus Capanema realiza Seminário de Iniciação Científica – Campus Capanema

Campus Capanema realiza Seminário de Iniciação Científica

Estudantes, servidores e convidados posam diante da faixa do SICCAP

Nos dias 17 e 18 de setembro, os estudantes do Campus Capanema puderam expor à comunidade os resultados dos projetos que vêm desenvolvendo junto ao IFPR no V Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP). O evento foi marcado por apresentações orais e de banners sobre trabalhos que tratam de diferentes áreas de conhecimento, bem como iniciativas de inovação.

O SICCAP já se tornou um evento tradicional na cidade de Capanema e recebeu um grande fluxo de membros da comunidade local. “As principais características do seminário são a democratização de saberes e o intercâmbio de conhecimentos. É de grande importância que a sociedade conheça os resultados dos trabalhos científicos que vêm sendo desenvolvidos por uma instituição educacional pública”, explica o coordenador da quinta edição do Seminário, professor Bruno Rógora Kawano.

A abertura do SICCAP aconteceu na manhã de segunda-feira e foi marcada por debates e apresentações culturais. No período da tarde, foram ofertadas oficinas e realizadas apresentações orais dos trabalhos. A terça-feira foi marcada pela apresentação dos banners, os quais foram avaliados por uma comissão de professores locais. Mais de 50 apresentaram os resultados de pesquisas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Educação, Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Inovação e Tecnologia (IFTECH) e Multidisciplinar. À tarde, foram realizadas atividades lúdicas e demonstrações de projetos de robótica.

As atividades deste ano também foram marcadas pela integração com outras instituições educacionais da região Sudoeste. O Colégio SESI participou da apresentação de trabalhos tanto no SICCAP quanto no IFTECH, bem como atividades conjuntas entre os grupos de robótica. A Faculdade Iguaçu, por sua vez, também realizou a apresentação de trabalhos no SICCAP e esteve presente no processo de avaliação dos mesmos.

Durante o encerramento do evento, a comissão organizadora anunciou a expansão do SICCAP para o ano de 2020, destacando a necessidade de ampliação do diálogo com outras instituições e estabelecimento de alianças para promoção do desenvolvimento científico.

Texto e fotografias: Celso Fernando Claro de Oliveira