Campus Capanema promove a I Semana Acadêmica da Matemática – Campus Capanema

Campus Capanema promove a I Semana Acadêmica da Matemática

Entre os dias 16 e 18 de setembro, o Campus Capanema recebeu estudantes, servidores e comunidade local para a I Semana Acadêmica da Matemática. O objetivo do evento foi aproximar os discentes do curso por meio de debates relacionados com a Matemática e da Educação Brasileira. Os presentes puderam participar de mesas-redondas, oficinas e minicursos.

“Historicamente, as semanas acadêmicas são eventos institucionais marcados pela integração entre professores e alunos, interlocução com a sociedade e ações interdisciplinares”, explica a professora Karla Lovis, coordenadora do curso. Segundo ela, além das discussões de caráter científico, foram debatidos temas referentes ao mercado de trabalho, ética e contribuições sociais da Matemática.

A abertura do evento foi realizada na noite de segunda-feira, com a palestra “Diversidade e formação de professores”, proferida por professor Marcos Lubeck, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu. Em sua fala, o convidado destacou o papel do ensino de Matemática na formação dos estudantes. “Devemos ter a consciência de que a diversidade na escola, no currículo e nos próprios temas da área são componentes importantes na formação de um cidadão crítico. O trabalho com a matemática deve ser um processo no dia a dia das pessoas”.

A segunda noite da Semana Acadêmica foi marcada pela oferta de minicursos sobre temas diversos, como o uso de calculadora científica, aplicação de softwares no processo de ensino e aprendizagem, e estratégias de ensino em sala de aula. Na quarta-feira, por fim, ocorreu a mesa-redonda “Aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento”, cujo foco foi a interdisciplinaridade e contou com a participação dos pesquisadores Cleverson de Souza, Sara Regina Sampaio de Pontes, Marcel Leite Rios e Bruno Rógora Kawano.

Para a estudante Letícia Thaís Keil, o evento bastante proveitoso. “As atividades me ajudaram a crescer como pessoa e como profissional. Considero importante que ações desse caráter continuem acontecendo e se tornem uma tradição no campus”, afirma.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira
Fotografias: Karla Lovis e Douglas Meneghatti