Inscrições para o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE) começam em setembro – Campus Capanema

Se você é aluno do IFPR em 2019 e vai continuar conosco no próximo ano, deve ficar atento ao prazo de inscrições para o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace). É que o programa, que concede auxílios para alimentação, transporte, moradia e aquisição de materiais escolares, abre uma chamada especial para aqueles que serão os veteranos em 2020.

O lançamento do edital 180/2019, que traz as regras de inscrição e demais informações sobre a concessão das bolsas, tem como objetivo antecipar as inscrições e o período de análise da documentação dos participantes para a formação de um cadastro de reserva. Com isso, a Diretoria de Assistência Estudantil e Atividades Especiais (Daes) espera que o programa tenha vigência entre os meses de fevereiro e novembro do próximo ano, com pagamento da primeira parcela dos auxílios em março de 2020.

Outra novidade que vem com o lançamento do edital 180/2019 é o aperfeiçoamento do Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil, o Sigae. Por meio dele, o estudante vai realizar a inscrição e o envio dos documentos – veja quais são no Anexo I do edital. A promessa é que o sistema confira mais agilidade e transparência ao processo de inscrição e análise.

“A meta da Daes/Caes em conjunto com os campi é de que 100% dos estudantes que vierem a se inscrever não sejam indeferidos por falta de documentação. Para isso, é determinante que as Seções Pedagógicas e de Assuntos Estudantis se apropriem do edital, tracem estratégias para sanar as dúvidas dos estudantes e orientar os mesmos para a devida e correta inserção dos documentos no ato da inscrição”, explica a Diretora de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, Marilisi Fischer.

Veteranos que desejam receber auxílios em 2020 terão uma única chance de inscrição

De acordo com o edital 180/2019, o período entre 18 e 30 de setembro será a única chance para que os Veteranos 2020 solicitem o auxílio e enviem toda a documentação. Os benefícios podem ser concedidos aos estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica – no item 3 do edital, é possível conferir os requisitos para concessão.

No dia 1º de outubro, será publicada a lista de inscrições recebidas. O candidato terá os dias 2 e 3 de outubro para recorrer em caso de inscrição não recebida, junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) do campus. A homologação dos inscritos será publicada no dia 04 de outubro.

Entre os dias 1º de outubro e 15 de novembro, os assistentes sociais dos campi farão a análise da documentação enviada via sistema pelos estudantes e vão emitir um parecer socioeconômico, também via sistema. Os estudantes serão classificados de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Social. A classificação preliminar será divulgada no dia 18 de novembro.
Os estudantes terão entre as 8h do dia 19 de novembro às 17h do dia 20 de novembro para interpor recurso à classificação final, diretamente pelo Sigae.

O resultado final será publicado no dia 28 de novembro.

Classificação não garante recebimento de auxílio

Os estudantes classificados deverão realizar a rematrícula no IFPR até o dia 04 de fevereiro. Apenas desta forma estarão aptos a receber os auxílios.

O valor dos auxílios alimentação, transporte e moradia e também o número de auxílios que serão disponibilizados pelos campi depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano.