IFPR-Capanema promove o II IFagroTECH – Campus Capanema

IFPR-Capanema promove o II IFagroTECH

Ocorreu nesta quarta-feira (27/03), no Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema, a segunda edição do Workshop de Tecnologias Agroindustriais (IFagroTECH). O evento tem por objetivo identificar gargalos tecnológicos enfrentados por pequenos produtores da região Sudoeste do Paraná, a fim de que esses problemas sejam estudados pelos grupos de pesquisa da instituição. Desse modo, professores, alunos e comunidade local podem trabalhar de forma coletiva para buscar soluções aos obstáculos existentes.

“Trata-se de um importante momento de aproximação com a população de Capanema e região, uma vez que convidamos os pequenos produtores para debater a sua realidade e atuar conjuntamente para atender as demandas locais”, explica o diretor-geral do campus, professor Marcos Schmitt. O evento teve início pela manhã, com uma abertura marcada pela presença de trabalhadores da área rural, autoridades políticas, servidores e estudantes. Após os pronunciamentos de abertura, foi apresentado um breve histórico do evento, destacando sua importância para a região.

As atividades tiveram sequencia com uma palestra do professor Marcos Paulo Rosa, do IFPR-Goioerê, com o tema “Marketing de Produtos”. Em sua fala, o docente destacou a importância do uso de ferramentas de comunicação na divulgação dos bens locais. “A fim de garantir o escoamento da produção, é necessário conhecer e dialogar de forma eficiente com o público consumidor. Nesse processo, os agricultores familiares podem se valer de diferentes estratégias para destacar as características de seus produtos, apresenta-los de forma atraente e ampliar o alcance de sua divulgação”, explicou o palestrante.

No restante da manhã, os presentes puderam participar de oficinas voltadas para divulgação e vendas. Alguns dos destaques foram a utilização de aplicativos, redes sociais e tecnologias de marketing e design para a pequena produção rural. Já no período da tarde, as oficinas tiveram como foco diferentes ramos da produção de alimentos pelos agricultores familiares, tais como hortaliças, produtos de origem animal, derivados da cana-de-açúcar e panificados. Por meio dessas dinâmicas, os pequenos produtores puderam expor os problemas enfrentados no dia-a-dia, bem como debater as potencialidades dos negócios locais.

Ao final dos encontros, foi realizada uma plenária para apresentar as principais demandas locais. Entre as questões em destaque, estão a automatização dos processos produtivos, o controle de pragas e ervas daninhas, estudos sobre custos, embalagem e transportes e também auxílio por meio de cursos sobre administração e vendas. “A partir de nosso levantamento, poderemos direcionar os futuros projetos da instituição para que possamos ir ao encontro dos interesses da comunidade local. O papel do IFPR é ser um parceiro para alavancar o desenvolvimento local”, explica o professor Jaci Poli, um dos organizadores do evento.

Ações do Núcleo de Arte e Cultura marcam o evento

Em meio aos debates realizados durante o IFagroTECH, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus Capanema realizou uma série de atividades de interação e reflexão. “Ciência e arte podem caminhar de forma conjunta, uma vez que a arte é um elemento emancipador, que pode auxiliar na tomada de consciência dos cidadãos a respeito dos problemas existentes em sua realidade”, explica a professora Daniela Silvestrin, coordenadora do grupo.

O projeto de música “Arroz, feijão e violão” ficou responsável pela apresentação cultural que abriu o evento, com um repertório de música sertaneja e tradicionalista que abordou a vida do homem da terra. Os estudantes do IFPR-Capanema também estiveram envolvidos com as ações de integração com a comunidade. Os graduandos do curso de Cooperativismo prepararam uma galinhada para o almoço, cujos fundos foram revertidos para o custeio das celebrações de formatura.