Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) – Campus Capanema
Menu Acadêmico Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE)

Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE)

Atualizado em

Copiado!

O que é a Assistência Estudantil?

É o conjunto de ações e programas, implantados pela Diretoria de Assuntos Estudantis – DAES, da Pró-Reitoria de Ensino – PROENS, através da Coordenadoria de Assistência Estudantil – CAES, voltados ao estudante, para garantir seu acesso, permanência e êxito no Instituto Federal do Paraná – IFPR.  Esses programas, em sua maioria, são voltados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entende-se que determinado indivíduo ou família encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica quando é/foi submetido a processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de seu grupo social, tendo sua capacidade de reação limitada e suas oportunidades para superação restritas. Tal situação é decorrente de desigualdade social e financeira, privação e/ou fragilização de vínculos de pertencimento social ou afetivo-relacionais.

São ofertados, por meio da Política de Assistência Estudantil do IFPR, programas que contemplam as seguintes áreas:

AlimentaçãoAquisição de Materiais Didáticos
TransporteMonitoria
MoradiaEsporte e Eventos
Projetos EducacionaisNAPNE

Para participação nos programas, são priorizados os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, sendo que o principal indicador, sem prejuízo de outros fatores sociais e econômicos, é o critério de renda estabelecido legalmente em um 1 1/2 salário (um salário mínimo e meio) per capita. Isto é, a renda total do núcleo familiar, dividida por seu número de membros, deve ser menor do que este valor indicado.

Gostaria de saber mais sobre as normas que embasam nossas ações?

Consulte abaixo a legislação e as normativas institucionais, e fique por dentro dos seus direitos.

Ficou em dúvida sobre em qual programa você se encaixa? Entre em contato com a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do campus!

Como participar?

Anualmente a Coordenadoria de Assistência Estudantil publica editais da Assistência Estudantil para promover o seu desempenho enquanto estudante IFPR.

Você pode acessar os editais na página dos editais da Assistência Estudantil.

É crucial que você leia os editais, saiba os documentos que são exigidos, os prazos para inscrição, os valores, período de duração dos programas e muito mais.

Ações da Assistência Estudantil

A Assistência Estudantil estende-se a todos os estudantes. É a preocupação com o ensino, com o progresso do indivíduo, sua formação enquanto cidadão, para dar lhes subsídios qualitativos para a vida social, pessoal e profissional. O acompanhamento estudantil tem papel preponderante, pois assume o atendimento equiparado independentemente de condição social, econômica, raça, cor, credo, dentre as mais diversas formas de ser e pensar do ser humano.

A Equipe Multidisciplinar, formada pelos: Pedagogos, Técnicos em Assuntos Educacionais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Tradutores e Intérpretes de Libras e docentes são agentes responsáveis por dar atendimento a cada estudante, notando suas dificuldades, estimulando as áreas de facilidade e interesse, fomentando suas capacidades intelectuais, físicas, motivando-os de forma a compreender a realidade do mundo pós-moderno, a importância do seu espaço na sociedade, e exaltando suas contribuições através de pesquisas, elaboração de projetos, etc.

A Assistência Estudantil é, também, voltada ao ouvir o estudante, suas propostas, seus anseios, angústias, projetos. A Equipe Multidisciplinar foi pensada a partir desse pressuposto, a fim de que o estudante sinta-se parte da instituição, importante no processo ensino-aprendizagem, capaz de realizar as atividades a ele destinadas e contribuir para seu êxito acadêmico, e assim, ao sair do Instituto Federal do Paraná, possa responder à sociedade o padrão de ensino a que teve, a que processos técnicos foi preparado, e a sua contribuição para o desenvolvimento de sua família, sociedade e de sua realização pessoal e profissional.

Orientação Pedagógicas 2020:

PRODIGI – Programa Institucional de Inclusão Digital
Empréstimo de Equipamentos

EDITAL N° 35 – Abertura de Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Abril 2021).
EDITAL N° 36 – altera o edital n° 35 Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Abril 2021).
EDITAL N° 47 – Resultado Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Abril 2021).
EDITAL N° 73 – Prorrogação do prazo de inscrição do PRODIGI regulamentada pelo edital n°35 Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Junho).
EDITAL N° 78 – Homologação das inscrições do Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Junho).
EDITAL N° 83 – Resultado preliminar do Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Junho).
EDITAL N° 89 – Resultado final do Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Junho).
EDITAL N° 112 – Resultado preliminar Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Agosto).
EDITAL N° 113 – Resultado final Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Agosto).
EDITAL N° 147 – Resultado final Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Outubro).
EDITAL N° 148 – Alterar o CRONOGRAMA – Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Outubro).
EDITAL N° 151 – Resultado preliminar Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Outubro).
EDITAL N° 153 – Resultado final Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Outubro).
EDITAL N° 157 – Alteração do Cronograma de Atividades referente ao mês de novembro de 2021.
EDITAL N° 159 – Homologação das Inscrições no Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI (Novembro 2021).

PRODIGI – Programa Institucional de Inclusão Digital
(auxílio Conexão)

EDITAL N° 146 – Abertura do Programa Institucional de Inclusão Digital – PRODIGI – (auxílio Conexão) no âmbito do Campus Capanema.

EDITAL N° 150 – Classificação no Programa Institucional de Inclusão Digital (auxílio Conexão) PRODIGI – no âmbito do Campus Capanema (Outubro).

EDITAL N° 156 – CLASSIFICAÇÃO Programa Institucional de Inclusão Digital (auxílio Conexão) PRODIGI – no âmbito do Campus Capanema.

PRASE – Programa de Auxílio a Situações Emergenciais

EDITAL N° 66, DE 03 DE AGOSTO DE 2022 – RESULTADO PRELIMINAR SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO IFPR – CAMPUS CAPANEMA 

EDITAL N° 141, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021 – Abertura do Programa de Auxílio a Situações Emergenciais – PRASE – no âmbito do Campus Capanema

EDITAL N° 149, DE 20 DE OUTUBRO DE 2021 – Resultado Final – concessão de auxílios relativos ao Programa de Auxílio a Situações Emergenciais – PRASE – no âmbito do Campus Capanema

EDITAL Nº 89, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2022 – Resultado Preliminar da Primeira Seleção de Estudantes do IFPR Campus Capanema

EDITAL N° 93, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2022 – Resultado Final da Seleção de Estudantes do IFPR – Campus Capanema.

Programa de apoio à participação em eventos estudantis

EDITAL N° 58, DE 08 DE JULHO DE 2022 – Detalhamento de todos os recursos destinados ao edital de apoio a eventos do campus Capanema.

EDITAL N° 28, DE 04 DE MARÇO DE 2022 – Relação de inscritos no Edital interno do IFPR campus Capanema nº6, de 27 de janeiro de 2022.

EDITAL N° 6, DE 27 DE JANEIRO DE 2022 – Auxílio a Eventos 2022 Campus Capanema.

EDITAL N° 6, DE 27 DE JANEIRO DE 2022 – Auxílio a eventos 2022 Capanema 1ª Edição.

EDITAL N° 6, DE 27 DE JANEIRO DE 2022 – Auxílio a eventos 2022 Capanema.

EDITAL N° 6, DE 27 DE JANEIRO DE 2022 – Auxílio a Eventos 2022 Capanema.

EDITAL N° 142, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021 – Inscrição e Seleção de discentes para atuação junto ao PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ESTUDANTIS – no âmbito do Campus Capanema.

EDITAL N°164, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021 – Resultado Preliminar da Primeira Seleção de Estudantes do IFPR – Campus Capanema.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.