Campus Capanema celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente – Campus Capanema

Campus Capanema celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

No último sábado (07/06), estudantes e servidores do Campus Capanema participaram de uma série de atividades pedagógicas voltadas a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O foco das ações foi promover a reflexão sobre as relações do homem com a natureza, chamando a atenção para questões como sustentabilidade, consumo consciente e preservação da fauna e da flora regionais. O tema central foi “Poluição do Ar”, tópico escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para nortear os debates que marcam a data este ano.

“Nosso objetivo foi sensibilizar a todos os estudantes, atentando para os problemas ambientais da região Sudoeste do Paraná e chamando a atenção para ações simples que podem contribuir para reduzir o impacto ambiente”, salientou a professora Sara Pontes, coordenadora das atividades. Em sua fala de abertura do evento, ela assinalou a importância de todos fazerem escolhas inteligentes e sustentáveis em seu cotidiano.

O evento aconteceu na parte da manhã, tendo início com a palestra “Poluição atmosférica e sustentabilidade: O que eu tenho a ver com isso?”, conduzida pela bióloga e guia turística Heloísa Ilkiu dos Santos. Durante sua fala, a convidada abordou as diferentes formas de poluição do ar, destacando problemas existentes em cidades de diferentes portes. Ela também explanou sobre a importância das áreas de preservação ambiental e dos acordos internacionais voltados a reduzir as emissões de gases poluentes em nossa atmosfera.

A água foi outro tema importante no encontro. Alunos do quarto ano de Cooperativismo trouxeram informações sobre a utilização desse recurso no setor industrial, a poluição das águas e o desperdício. “A água é um recurso finito, logo, é preciso que todos os segmentos sociais aprendam a utilizá-lo de forma consciente”, afirmou a discente Isabelle Perszel durante sua exposição.

Após os debates, os participantes do evento realizaram um “lanche sem lixo”, no qual todos puderam contribuir com alimentos feitos em casa e trazidos para o campus sem promover a produção de resíduos descartáveis. Por fim, foi realizada uma feira de trocas, na qual professores e alunos disponibilizaram roupas, livros e outros objetos para intercâmbio. Para a professora Sara Pontes, a iniciativa teve resultados positivos, uma vez que foi capaz de promover a reflexão dos estudantes sobre um tema de importância vital.

Texto e fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira.