Campus Capanema analisa estratégias para expansão do curso de Agroecologia – Campus Capanema

Campus Capanema analisa estratégias para expansão do curso de Agroecologia

Criado em 2018, o curso técnico em Agroecologia do Campus Capanema atende filhos de agricultores familiares que desejam concluir o ensino médio e adquirir conhecimentos para incentivar a produção agroecológica. Visando proporcionar uma melhor experiência para esses estudantes, as docentes Leocádia Candido da Silva e Daniela Silvestrin realizaram visitas técnicas a duas instituições voltadas à Agroecologia na região metropolitana de Curitiba. Durante essa iniciativa, as docentes conheceram diversas experiências bem-sucedidas, que podem servir de exemplo para o campus.

Os trabalhos tiveram início no dia 6 de maio, quando as professoras visitaram o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), que é pioneiro na promoção de ações para fomento do ensino e da pesquisa na área. Elas conheceram as instalações do órgão e também acompanharam as iniciativas do projeto “Cestas Solidárias”, cujos objetivos são difundir alimentos orgânicos provenientes da agricultura familiar e desenvolver a pequena produção rural. A visita foi orientada pelo professor Ivo Melão.

Ainda no mesmo dia, as servidoras conheceram o Colégio Agrícola Newton Freire Maia, considerado referência em educação ambiental. As docentes foram recebidas pelo diretor Edson Blum e pelo coordenador do curso de Agroecologia Delton Gomes, que explanaram sobre o funcionamento do órgão e as ações desenvolvidas com os estudantes.

A visita técnica seguiu pelo dia 7 de maio, em direção ao município da Lapa, onde as professoras percorreram as instalações da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), instituição ligada a movimentos sociais e que recebe estudantes de todo o continente. A pedagoga Simone Resende apresentou as instalações da escola às professoras do Campus Capanema e debateu sobre o papel do regime de alternância.

“Foi uma viagem bastante proveitosa, pois todas as instituições são importantes referências na área. Esses órgãos vêm promovendo um reconhecido trabalho em prol da agricultura familiar e da preservação do meio-ambiente que é bastante inspirador para nós, cuja caminhada é mais recente”, destaca a professora Leocádia, coordenadora do curso de Agroecologia do Campus Capanema.

Atualmente, o curso de Agroecologia do campus é ofertado em parceria com a Casa Familiar Rural e atende aproximadamente 50 alunos da região Sudoeste do Paraná. Estruturado em regime de alternância, o curso permite que os alunos se dediquem aos estudos, ao mesmo tempo em que aplicam os aprendizados técnico e acadêmico ao cotidiano de suas propriedades. Entre alguns dos objetivos do curso, estão o manejo sustentável da produção agrícola, a preservação dos recursos naturais e o resgate das tradições e da história da vida rural no Paraná.