Campus Capanema promove a II Semana de Práticas Profissionais – Campus Capanema

Campus Capanema promove a II Semana de Práticas Profissionais

O ensino médio é um momento de grande importância para se definir o futuro de uma pessoa, pois se trata de uma fase da vida em que o adolescente começa a se questionar sobre que carreira seguir. A fim de ajudar os estudantes sobre esse tema, o Campus Capanema realizou entre os dias 6 e 10 de maio a II Semana de Práticas Profissionais. O evento reuniu trabalhadores de diversas áreas para relatar experiências e apresentar novas perspectivas aos jovens alunos.

“A programação foi estruturada de acordo com os principais interesses dos estudantes, de modo que cada dia da semana foi dedicado a uma área específica. Assim, eles puderam conhecer melhor as atribuições e exigências de cada ocupação”, explica Sara Pontes, coordenadora do curso de Cooperativismo.

A professora também destacou que o evento foi um sucesso graças à união de esforços entre servidores do campus e membros da comunidade local, que utilizaram parte de seu dia para conversar com os estudantes.
Mais de 100 pessoas – entre discentes e servidores do campus – participaram do evento, organizado pela coordenação do curso de Cooperativismo e pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE).

Desse modo, na segunda-feira, o Campus Capanema serviu espaço para debates ligados à administração, os quais foram conduzidos pela servidora Cheila Santos. A terça-feira, por sua vez, contou com discussões voltadas às licenciaturas, orientadas pelas professoras Silvana Schmitt e Karla Lovis. Já na quarta-feira, a instituição abriu suas portas para receber bombeiro Antonio José Sott, o policial civil Heleno Pastorini e o Silvério Luis Schneider o policial militar, da área de segurança pública.

A II Semana de Práticas Profissionais continuou na quinta-feira, quando o veterinário Luan José Drey, o zootecnista Carlos Fujita e a técnica agrícola Elisabete Kirsch conduziram os debates na área de ciências agrárias. Na sexta-feira, por fim, a psicólogoa Aliny Mackievicz, o fisioterapeuta Cassiano Lorenzon Pithan e a técnica em radiologia Solange Nodari dialogaram sobre a área da saúde.

A grande participação dos alunos foi um dos melhores resultados do evento, conforme ressalta a pedagoga Liane Sbardelotto. “Além de assistirem às palestras, os estudantes puderam também tomar parte nos debates, apresentando dúvidas e fazendo comentários. O diálogo é uma ferramenta de grande importância para auxiliar os jovens na tomada de decisões nesse momento crucial da vida”, explica.

Para o aluno Diego Rozek, a Semana de Práticas Profissionais teve um impacto bastante positivo ao esclarecer alguns questionamentos comuns entre os jovens. “Além de aprendermos mais sobre os diferentes mercados de trabalho, também nos informamos mais sobre o vestibular, a universidade e os concursos públicos. Acredito que muitos colegas, assim como eu, irão usar as discussões do evento na hora de decidir seus futuros profissionais”, assinala o jovem.