Campus Capanema promove Mostra de Cursos em defesa da educação pública – Campus Capanema

Campus Capanema promove Mostra de Cursos em defesa da educação pública

Os estudantes e servidores estão reunidos em frente à Prefeitura de Capanema, empunhando faixas de apoio à educação pública.

Esta quarta-feira (15/05) foi um importante dia de mobilização, no qual diversas instituições de ensino foram às ruas em defesa da educação pública. Tomando parte nessas ações, servidores, estudantes e membros da comunidade do Campus Capanema organizaram uma Mostra de Cursos na Praça dos Pioneiros, localizada no centro da cidade. O objetivo da iniciativa foi tanto destacar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela instituição em âmbito regional, quanto debater os impactos do bloqueio no orçamento da Educação sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo campus.

As ações tiveram início pela manhã, com uma aula pública sobre a história da educação no Brasil, que foi conduzida pelo professor Jaci Poli. “É importante destacar que, hoje, nossa constituição defende o acesso à educação como um direito do cidadão. Além disso, devemos lembrar que o processo educacional se constrói por meio da dinâmica entre ensino e aprendizagem, na qual professores e alunos têm papéis importantes”, destacou o palestrante. Após a fala do professor, a assistente administrativa Cheila Santos discorreu sobre o orçamento do campus, esclarecendo questões referentes à aplicação dos recursos. Ao final da manhã, os estudantes percorreram algumas das principais ruas da cidade a fim de dialogar com a comunidade sobre a importância do Campus Capanema.

Durante o período da tarde, os estudantes apresentaram seus projetos à população que visitou a praça. Os estudantes do grupo de robótica, por exemplo, destacaram seus projetos premiados no exterior, como o aviário automatizado de baixo custo para pequenos produtores rurais. Já a equipe do “Contando nossa História” assinalou as ações que vêm sendo feitas para resgatar a história do município de Capanema e também da região. Foram expostos ainda trabalhos na área de ciências biológicas, voltados a melhor conhecer a fauna e a flora locais.

O grupo de debates Aeronautas do Espírito, por sua vez, destacou a relevância dos debates sobre filosofia na formação de indivíduos conscientes e de participantes ativos na vida pública. O Campus Capanema destacou ainda o curso de Espanhol Básico ofertado à comunidade, as equipes esportivas que vêm ganhando destaque a nível estadual, e também mencionou os futuros projetos para os cursos de graduação em Matemática. A bibliotecária do campus, Cleoci Schneider, realizou uma leitura dramatizada do conto “O outro”, de Rubem Fonseca.

Em um segundo momento, os professores Douglas Meneghatti, Celso Fernando Claro, Luciano da Silva e Dennison Rodrigues, juntamente com a presidente do grêmio estudantil, Laíse Arruda, participaram de uma mesa redonda sobre os desafios da educação na atualidade – todos destacaram o papel da escola como um espaço democrático e de formação de cidadãos. O Núcleo de Arte e Cultura também animou a tarde, promovendo apresentações de dança, música e declamação de poesias escritas por alguns dos estudantes. “Nosso objetivo é demonstrar que educação, cultura e arte caminham juntas na formação do estudante”, explica a professora Daniela Silvestrin.

Ao final do dia, os estudantes promoveram uma passeata pelo centro da cidade, entoando canções e carregando faixas em defesa da educação pública. A mobilização foi acompanhada por servidores, pais e membros da comunidade. “Acreditamos que foi uma ação necessária e muito positiva, uma vez que pudemos apresentar à comunidade como estamos atuando não apenas na formação de estudantes, mas também contribuindo para o desenvolvimento regional”, assinala a professora Sara Pontes.

Além da comunidade local, diversas entidades e personalidades apoiaram a mobilização, entre as quais podem ser destacadas: a Prefeitura Municipal de Capanema, a Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (Assessoar), os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Capanema e Planalto, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação de Universidades Federais e o deputado federal Zeca Dirceu.

Texto e fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira.