Campus Capanema celebra o Dia Nacional da Matemática – Campus Capanema

Campus Capanema celebra o Dia Nacional da Matemática

No auditório do Campus Capanema, o público assiste ao professor Valdeni proferir uma fala sobre a importância da matemática no cotidiano.

Nesta segunda-feira (06/05), o Campus Capanema estava em festa: estudantes, servidores e a comunidade local participaram da comemoração do Dia Nacional da Matemática. Palestras e oficinas marcaram a celebração, que envolveu aproximadamente setenta pessoas. Entre os temas principais da iniciativa, estavam a presença da matemática em nosso cotidiano e a importância da educação matemática na formação das pessoas.

O evento foi idealizado pelo Colegiado da licenciatura em Matemática, que começou a funcionar no campus este ano. “Nosso objetivo foi aproximar o Campus Capanema da comunidade local, convidando as pessoas a refletir sobre o tema, além de incentivar professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber matemático”, explica a coordenadora do curso, professora Karla Lovis.

O Campus Capanema recebeu um convidado especial para a realização do evento: o professor Valdeni Soliani Franco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao longo das atividades, ele destacou a função da escola em despertar o gosto pelos números e suas diferentes aplicações práticas. “Ensinar e aprender matemática é necessário para o desenvolvimento das próximas gerações, para o desenvolvimento científico e também para a própria área da licenciatura. Os professores e pedagogos têm o importante papel de apresentar aos estudantes como essa disciplina é fascinante e bela”, afirmou o visitante.

O professor Franco ofereceu, no período da tarde, uma oficina aos estudantes da licenciatura em Matemática e do curso técnico em Informática sobre o software GeoGebra 3D e seu potencial para o ensino de geometria espacial. “O aplicativo nos oferece formas diferentes de pensar cálculos básicos de matemática. Foi uma experiência muito divertida e proveitosa”, destaca a aluna Amanda Ledur.

À noite, o convidado proferiu a palestra “Esta coisa é Matemática? O que tem de Matemática nesta coisa?”, na qual explorou a aplicação de questões matemática ao nosso dia a dia, tais como a geometria, a topologia a música. Além dos servidores e discentes, muitos membros da comunidade local prestigiaram a fala, incluindo os estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade Iguaçu. De acordo com a professora Karla Lovis, o resultado do evento foi bastante positivo, especialmente devido à boa participação do público.

O Dia Nacional da Matemática

Segundo a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), o Dia Nacional da Matemática foi instituído em 2004, como forma de homenagear o nascimento do engenheiro, escritor e professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. Ao longo de sua carreira, ele escreveu mais de cem livros, nos quais buscava debater a história e a aplicação da matemática por meio de uma linguagem acessível aos jovens. Nas palavras do texto disponibilizado pela SEED/PR, o objetivo do Dia Nacional da Matemática é divulgar essa disciplina “como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos”.