IFPR-Capanema realiza atividade de combate a focos de incêndio – Campus Capanema

Aula Prática

IFPR-Capanema realiza atividade de combate a focos de incêndio

Nesta terça-feira (16/04), os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema participaram de uma aula especial: o que fazer em caso de um incêndio. Aproximadamente trinta estudantes participaram da ação, supervisionada por um bombeiro que realizou experimentos práticos a fim de apresentar à turma como agir de maneira adequada com relação às diferentes situações de risco que um incêndio proporciona.

Durante a iniciativa, os futuros técnicos em segurança do trabalho aprenderam sobre os diferentes tipos de princípios de incêndio e a forma correta de contê-los; classificação, manejo e uso de extintores; telefones de emergência; procedimentos de segurança; e informações a respeito de queimaduras e problemas advindos da inalação de fumaça. “Atividades como essa são importantes, pois elas permitem ao estudante colocar em prática o aprendizado em sala de aula, bem como testemunhar, com seus próprios olhos, como atuar corretamente caso se depare como uma situação assim no futuro”, explica a coordenadora do curso, Cheila Nunes dos Santos.

Ilário Sieben, bombeiro responsável por realizar as experiências práticas e também estudante do curso, destacou a importância do treinamento para os futuros técnicos do trabalho “Esses profissionais estarão aptos a realizar treinamentos sobre a prevenção e o combate a focos de incêndio em locais como empresas e fábricas. Além disso, são essenciais para auxiliar na evacuação de espaços atingidos pelo fogo e adotar as medidas necessárias para acionar os bombeiros e outros serviços de emergência”.

As questões referentes à proteção contra incêndios no ambiente de trabalho foram regularizadas por meio da Norma Reguladora 23 (NR-23) do Ministério do Trabalho, publicada em 2011. O documento determina que “todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis”. Desse modo, a figura do técnico em segurança do trabalho assume grande importância, uma vez que suas ações podem ajudar a salvar vidas em caso de perigo.