IFPR – Capanema celebra a Semana de Conscientização do Autismo – Campus Capanema

IFPR – Capanema celebra a Semana de Conscientização do Autismo

Entre os dias 1º e 4 de abril, o Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema promoveu uma série de cine-debates, através da reflexão e esclarecimento de dúvidas de alunos e servidores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações foram propostas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), e tiveram por objetivo sensibilizar e conscientizar os participantes a respeito do tema, bem como, despertar a empatia para com as pessoas acometidas por autismo.

As turmas dos cursos técnicos de Cooperativismo e Informática assistiram ao filme “O Farol das Orcas”, produção argentina que aborda o esforço de uma mãe para melhorar o relacionamento com seu filho autista. “O cinema pode ser uma importante ferramenta pedagógica, pois é capaz de se valer da ficção para estimular a busca de conhecimento por parte do estudante. A partir dos personagens e da trama, é possível abordar o tema de forma mais ampla e acessível”, explica a professora Silvana Schmitt, coordenadora do NAPNE.

Após as projeções, foram conduzidos debates sobre a questão do autismo na escola e na sociedade, considerando-se especialmente a realidade local. De acordo com a pedagoga Liane Sbardelotto, as discussões podem contribuir para melhorar o relacionamento entre os estudantes.  “O campus Capanema vem recebendo alunos com transtorno do espectro autista desde 2017. Desde então, adotamos medidas para proporcionar a esses discentes um ensino de qualidade levando em conta suas necessidades. Informação e conscientização são fundamentais para que esse processo ocorra de forma saudável e para que esses estudantes sejam de fato incluídos”, salienta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o autismo pode ser caracterizado como um “transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social”. O órgão estima que há aproximadamente 2 milhões de autistas no Brasil. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a fim de estimular a adoção de medidas inclusivas em prol das pessoas acometidas pelo transtorno.

Entretanto, é importante destacar que tais iniciativas devem ocorrer ao longo de todo o ano. “Trata-se de um trabalho diário, no qual a escola tem um papel de grande relevância. A inclusão social é um dos valores do IFPR, de modo que servidores e estudantes devem contribuir para a construção de uma sociedade compreensiva e acolhedora para as pessoas acometidas pelo espectro autista”, conclui a professora Silvana.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.