IFPR-Capanema promove Aula Inaugural do curso de Matemática – Campus Capanema

IFPR-Capanema promove Aula Inaugural do curso de Matemática

Nesta segunda-feira (18/02), o Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema recebeu o professor Tiago Emanuel Kluber, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para a Aula Inaugural do curso de Matemática. A apresentação, nomeada “Reflexões sobre a formação de formadores”, teve por objetivo discutir questões sobre a formação acadêmica e a carreira docente, ressaltando a importância da coletividade no ambiente escolar. O evento foi prestigiado por estudantes e servidores do campus.

“É necessário construir uma visão epistêmica da educação, ou seja, uma forma de buscar um conhecimento verdadeiro. Isso só é possível quando os professores dialogam e articulam suas práticas em conjunto. Isso permite uma maior integração das disciplinas escolares, que passam a se relacionar de forma mais concreta com o dia a dia dos estudantes”, explica o professor Kluber. A exposição foi ao encontro do objetivo central do curso, que é possibilitar a formação de profissionais para atuar em sala de aula.

Ao longo de sua fala, o convidado destacou a importância da formação inicial e continuada de professores, nos seus aspectos pedagógicos, metodológicos, filosóficos e epistemológicos. Ele defendeu ainda uma maior aproximação entre a Matemática e as disciplinas pedagógicas, que são aliadas nesse processo. Após a apresentação, houve espaço para um debate entre o palestrante e os ouvintes.

A coordenadora do curso de Matemática, professora Karla Lovis, avaliou a atividade como bastante positiva. “Certamente foi um momento crucial para o início das atividades do curso, no qual os discentes puderam refletir sobre a formação que escolheram e sobre os desafios que os esperam, tanto durante a graduação, quanto em sala de aula”, concluiu.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Fotos: Karla Lovis e Cleoci Schneider