Eventos marcam a recepção aos estudantes no IFPR-Capanema – Campus Capanema

Eventos marcam a recepção aos estudantes no IFPR-Capanema

Nesta quinta-feira (07/02), o Instituto Federal do Paraná de Capanema realizou uma série de atividades para dar as boas vindas a calouros e veteranos, dando início aos trabalhos do ano letivo de 2019. Os discentes dos cursos de Cooperativismo, Informática e da graduação em Matemática participaram de ações de integração, debates e também conheceram melhor o funcionamento do campus. Aproximadamente 230 alunos participaram das ações, juntamente com professores e técnicos.

“A recepção é um momento importante para que os novos alunos se sintam acolhidos, enquanto os veteranos possam continuar crescendo em sua caminhada na instituição. Desejamos que eles entendam que o IFPR é um ambiente múltiplo, voltado ao ensino, ao desenvolvimento de projetos e às atividades culturais”, explica o professor Marcos Schmitt, diretor-geral do campus Capanema.

Cooperativismo destaca a importância da integração

A recepção aos estudantes de Cooperativismo teve início às 7h30m, com um café-da-manhã no campus. Em seguida, os servidores se apresentaram aos alunos e também explicaram parte do funcionamento do campus – nos próximos dias, as turmas receberão mais orientações dos diferentes setores da instituição. As atividades tiveram sequência com um “trote do bem”, que marcou a aproximação de calouros e veteranos, além de apresentações musicais, gincanas e atividades lúdicas organizadas pelo Grêmio Estudantil local.

Para a coordenadora do curso, professora Sara Pontes, as ações foram de grande importância para ressaltar o valor da coletividade, que constitui um dos pilares do Cooperativismo. “Queremos que os novos alunos se sintam em casa e compreendam que o campus é um espaço que pertence a eles. O processo de conhecimento é uma construção coletiva, no qual eles são participantes ativos”, assinalou.

Apresentações culturais marcam recepção da Informática

No período da tarde, os estudantes do curso de Informática foram também foram apresentados aos servidores e receberam informações sobre o campus. O grupo de teatro do IFPR-Goioerê promoveu momentos de descontração e reflexão por meio da peça “Todos Fomos Alunos”, que foi seguida por uma roda de conversa com os atores. Calouros e veteranos puderam se conhecer melhor durante o lanche da tarde. A recepção teve continuidade com apresentações musicais realizadas pelos próprios discentes.

De acordo com o professor Luciano da Silva, coordenador do curso de Informática, as iniciativas tiveram por objetivo conscientizar os alunos sobre as particularidades do IFPR. “Queremos que os estudantes conheçam o que o campus tem a oferecer para ajudá-los a alçar voos mais altos. Há diferentes projetos que podem atrair a atenção deles e a instituição está pronta a apoiá-los”, salientou.

Licenciatura em Matemática dá início à primeira graduação do campus

Visando atender a uma demanda da região de Capanema, o IFPR está recebendo neste ano a primeira turma do curso de Matemática, voltando especialmente para a formação de professores. Segundo a coordenadora, professora Karla Lovis, trata-se de um momento especial, pois é também a primeira licenciatura em Matemática que o IFPR oferece ao público. “Essa turma fará parte da História do Instituto. Esperamos que, por meio dos profissionais formados por nosso campus, possamos melhorar os quadros da educação no estado”, comentou.

A recepção a esses estudantes aconteceu no período da noite, tendo início com a apresentação dos servidores. Em seguida, os membros da gestão fizeram uma exposição sobre o funcionamento do campus e apresentaram um vídeo institucional aos novos discentes. O evento foi concluído com uma confraternização entre estudantes e servidores da unidade.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira e Sara Regina Sampaio de Pontes.