IFPRs do Sudoeste realizam evento de integração em Capanema – Campus Capanema

IFPRs do Sudoeste realizam evento de integração em Capanema

Professores e técnicos dos Institutos Federais do Paraná de Capanema, Barracão e Coronel Vivida reuniram-se nesta quarta-feira (06/02) para participar de um conjunto de atividades que visam construção de um maior diálogo entre as unidades do órgão no Sudoeste do estado. O encontro aconteceu no Campus Capanema e foi acompanhado pelo Pró-Reitor de Ensino, professor Amarildo Pinheiro Magalhães. Ao todo, aproximadamente 100 servidores participaram das atividades de integração, que incluíram palestras, debates e reflexões sobre os rumos da instituição para o ano de 2019.

O encontro teve início com um café-da-manhã que serviu como momento de confraternização entre os servidores. Em seguida, técnicos, professor e gestores foram convidados a se apresentar para os colegas, demonstrando a pluralidade dos corpos de profissionais que compõem os campi. O professor Amarildo deu continuidade aos trabalhos, apresentando uma palestra na qual ressaltou a importância do IFPR na educação e no desenvolvimento regional. Além disso, ele frisou a necessidade da consolidação do Projeto Político Pedagógico, documento que define a identidade da instituição e aponta caminhos para melhorar a qualidade do ensino.

“Os Institutos Federais surgiram como mecanismos para democratizar o acesso à educação, especialmente às classes menos favorecidas. Temos de trabalhar constantemente para ouvir as demandas locais, preparando os estudantes não apenas para serem bons técnicos, mas também cidadãos ativos na luta pela superação dos problemas sociais”, frisou o Pró-Reitor durante sua apresentação. Ao final da palestra, seguiu-se uma rodada de debates sobre possíveis soluções para os problemas enfrentados pelo IFPR no cotidiano.

No período da tarde, as atividades foram concentradas em uma roda de discussões, na qual os servidores puderam debater a particularidades e os desafios de cada campi, além de trocar experiências sobre iniciativas para fomentar um maior diálogo entre os IFPRs e as comunidades locais. Durante esses trabalhos, os servidores destacam a importância de ações conjuntas entre o Instituto e diferentes setores da sociedade a fim de potencializar as ações do órgão e melhor compreender as demandas regionais.

De acordo com o diretor-geral do Campus Capanema, professor Marcos Schmitt, o encontro foi positivo, uma vez que permitiu tanto estreitar os laços entre os campi, quanto favoreceu o desenvolvimento de projetos futuros. “A partir dos diálogos que estabelecemos, será possível pensar ações conjuntas para que os Institutos continuem a crescer. É por meio do contato entre as diferentes unidades que podemos compartilhar informações e conhecer as diferentes realidades regionais do Paraná”, explica.

Ao final do evento, os professores e técnicos manifestaram o desejo em tornar os encontros uma tradição, incluindo outros campi com interesse de se juntar à iniciativa. Na opinião dos servidores, o intercâmbio de informações e o contato entre as diferentes unidades do IFPR podem proporcionar soluções coletivas para os desafios da educação no estado.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira, João Henrique Bonan de Quadros.