Recursos viabilizam obras no IFPR-Capanema – Campus Capanema

Recursos viabilizam obras no IFPR-Capanema

O Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema recebeu pouco mais de R$ 2,2 milhões em recursos que serão investidos em obras para melhoria da estrutura e das condições de segurança do campus. Os valores foram destinados à instituição por meio de emendas da bancada de deputados federais do Paraná, e também através de transferências diretas do Ministério da Educação. A previsão é que parte dos projetos seja concluída até o final de 2019.

Uma das obras mais importantes do campus será a construção de um Bloco Didático, o qual abrigará seis salas de aula, espaço de convivência para os estudantes, e laboratórios especializados para as disciplinas de Física, Química e Biologia. “Trata-se de um investimento muito importante, uma vez que o campus se encontra em crescimento. Esse ano, receberemos duas turmas novas nos cursos técnicos, além de darmos início à Graduação em Matemática, logo, é necessário ampliar as instalações para melhor atender nossos alunos”, explica a Diretora-Geral Substituta Cheila Santos. Ao total, R$ 1.647 milhão foi destinado para esse projeto.

A cobertura da quadra poliesportiva é outro projeto de destaque no Campus-Capanema. Essa era uma demanda antiga dos estudantes, para a qual foram direcionados R$ 465 mil. A professora Elize Bertella destaca a relevância da obra: “por meio da cobertura da quadra, proporcionamos maior bem-estar aos alunos durante as aulas de Educação Física e treinamentos esportivos. Além disso, o espaço também poderá abrigar os eventos que ocorrem no campus”.

Um terceiro montante, de R$ 106 mil será empregado no cercamento de toda a área do Instituto, ampliando as medidas de segurança para professores, técnicos e alunos. Maurício Kurz, Diretor de Planejamento e Administração do órgão, assinala que se trata de uma ação essencial diante do crescimento do campus. “Um número maior de pessoas se mostra cada vez mais interessada em participar da comunidade construída pelo IFPR-Capanema, de modo que é importante zelarmos pela segurança de todos”.

As obras receberam autorização para execução por meio das ordens de serviço assinadas pelo reitor Odacir Zanatta em dezembro de 2018. Cheila Santos afirma que os projetos para o campus vão ao encontro das perspectivas de crescimento do IFPR-Capanema. De acordo com a Diretora-Geral Substituta, estima-se que, nos próximos quatro anos, o campus receberá mais de mil alunos e terá um corpo de servidores composto por 80 docentes e técnicos. Ela salienta que a ampliação da oferta de cursos e a maior participação do IFPR nas questões regionais impulsionarão essas demandas.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Foto: Mateus José Moreira