Grupo “Aeronautas do Espírito” promove Café Filosófico no IFPR-Capanema – Campus Capanema

Grupo “Aeronautas do Espírito” promove Café Filosófico no IFPR-Capanema

Na última quinta-feira (06/12), a Biblioteca do Campus Capanema se tornou o palco de um encontro para debates, reflexão e muitas perguntas: o espaço recebeu o primeiro Café Filosófico, realizado pelo grupo de estudos “Aeronautas do Espírito”. A iniciativa, que busca levar discussões sobre clássicos da Filosofia aos estudantes da rede pública e à comunidade é o resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná de Capanema e o Colégio Estadual Mario de Andrade, sediado no município de Francisco Beltrão.

O evento foi dividido em duas etapas. No primeiro momento, os professores Douglas Meneghatti e Paulo Roberto Schneider conduziram um debate a respeito de trechos da obra “O Crepúsculo dos Ídolos”, escrita pelo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), e suas análises sobre o filósofo grego Sócrates (470-399 a.C.). O discente Gabriel Cambruzzi apresentou a biografia de Sócrates e os demais integrantes do grupo ajudaram a desenvolver as reflexões ao longo da discussão. Posteriormente, foi aberto espaço para que os membros da comunidade local pudessem fazer questionamentos e também expor as reflexões suscitadas pela discussão.

“Os temas da Filosofia fazem parte de nosso cotidiano. É preciso romper com a ideia de que a Filosofia é uma atividade restrita aos grandes pensadores, buscando fomentar o pensamento crítico independentemente da idade ou da classe social”, explica o professor Douglas Meneghatti. Após os debates, todos os presentes foram convidados a participar de um momento de confraternização, no qual puderem interagir com os membros do “Aeronautas do Espírito”. Alunos, servidores, pais e moradores de Capanema e região participaram do evento.

As atividades do grupo terão continuidade no ano de 2019, conforme explica o professor Paulo Roberto Schneider: “Os estudantes terão acesso a uma carga de leitura de clássicos da Filosofia, passando por diferentes locais e momentos da História. Esperamos também realizar novos encontros abertos ao público”. Os membros do “Aeronautas do Espírito” avaliaram a experiência como positiva. “É uma oportunidade muito importante para que possamos conhecer melhor os debates da Filosofia, relacioná-los ao nosso cotidiano e também aos estudos”, afirma Gabriel Cambruzzi, aluno do curso de Informática do IFPR.

Texto e fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira.