IFPR-Capanema promove evento sobre inclusão das pessoas com deficiência – Campus Capanema

IFPR-Capanema promove evento sobre inclusão das pessoas com deficiência

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Paraná de Capanema realizou na última quarta-feira uma atividade alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O órgão recebeu a professora e pedagoga Luzia Alves da Silva, que realizou a palestra “O relacionamento com a pessoa com deficiência”, abordando temas referentes à inclusão dessas pessoas em diferentes segmentos da sociedade brasileira. Na ocasião, a professora – que é deficiente visual – utilizou algumas de suas experiências para efetuar exercícios de reflexão com o público.

“A pessoa com deficiência não é a deficiência em si. É necessário entender que por trás da deficiência está um sujeito ativo, pensante e cidadão, que tem direitos e deveres como qualquer outro e, por isso, merece respeito”, explica Luzia, que também realizou o lançamento do livro “Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-Cultural: Contribuições à aquisição de leitura e escrita de alunos com deficiência visual”. O trabalho é fruto de uma série de pesquisas que a autora vem realizando na área da educação nos últimos anos.

O NAPNE avaliou de forma bastante positiva os resultados da iniciativa. “Trata-se de uma data muito importante e de um tema que não é apenas proeminente em nossa realidade, mas que também vai ao encontro dos pressupostos do IFPR. Realizar um encontro como esses é importante para conscientizar os ouvintes e derrubar alguns tabus a respeito da vida das pessoas com deficiência”, assinala a professora Silvana Schmitt. O evento foi prestigiado por aproximadamente 200 pessoas, incluindo alunos e servidores do campus, bem como professores da rede municipal de ensino.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Fotos: Liane Sbardelotto