Projeto do IFPR-Capanema garante medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia – Campus Capanema

Projeto do IFPR-Capanema garante medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

O projeto “Em Busca de Outros Mundos”, promovido pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema, ampliou a participação e melhorou os resultados de alunos da região Sudoeste do Estado que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ao todo, as escolas Tancredo Neves e Janete Katzwinkel, ambas localizadas em Capanema, obtiveram 20 medalhas na competição, enquanto mais de 60 estudantes alcançaram notas acima de 8,0, considerada alta.

“Trata-se do melhor resultado dos trabalhos que estamos desenvolvendo na Microrregião de Capanema desde a implantação do projeto. É importante lembrar que o Colégio Tancredo Neves recebeu 6 medalhas de ouro, o que significa que os alunos  acertaram todas as questões da prova”, explica o professor Fábio Alves, coordenador da iniciativa. Ao todo, mais de 5000 pessoas – entre estudantes do Ensino Fundamental I até os anos finais do Ensino Médio, professores, pais e interessados – participaram das atividades do projeto.

Além da aplicação da Olimpíada, o projeto tem como objetivo a divulgação científica e popularização da ciência nas escolas e em locais públicos da região. Entre as atividades desenvolvidas com os estudantes e a população, explica o professor Fábio, estão a observação do céu por meio de telescópios, oficinas sobre meteoritos e também a produção e lançamento de foguetes confeccionados com materiais recicláveis. Já os professores recebem formação para abordar os conteúdos de Astronomia e Astronáutica em sala de aula, partindo dos Projetos Pedagógicos de Curso de cada instituição.

Atualmente, oito escolas da rede pública participam do projeto, contabilizando um total de 600 alunos: Concórdia, Tancredo Neves, Janete Katzwinkel e Casa Familiar Rural (Capanema), Solange Bueno da Silva (Planalto) e Presidente Castello Branco (Conciolândia). “A Astronomia é um tema transversal que dialoga com outros saberes dentro e fora da sala de aula. O resultado apresentado mostra a importância e a necessidade da formação continuada dos professores e da parceria com as escolas”, conclui o professor Fábio.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.