Alunos do IFPR-Capanema são premiados em eventos científicos – Campus Capanema

Alunos do IFPR-Capanema são premiados em eventos científicos

Dois projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por alunos e professores do Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema receberam importantes prêmios científicos nacionais e estrangeiros. Ambas as pesquisas dialogam com questões sociais importantes da região de Capanema, especialmente, com a agricultura familiar. Ao todo, seis estudantes e dois professores-orientadores foram reconhecidos por seus trabalhos.

O projeto “Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso de Ventilação Inteligente Aviária” obteve a Medalha Euroinvent, concedida durante a 10ª Exibição Internacional de Invenções e a 3º Fórum Mundial de Invenção e Inovação, realizada na cidade chinesa de Shangai. A iniciativa, que consiste na elaboração de um projeto de um aviário automatizado acessível para pequenos produtores rurais, já havia recebido prêmios importantes no Brasil e foi escolhido pela Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores para participar do evento na China.

“Nossa ideia é oferecer à agricultura familiar um modelo de aviário inteligente e de baixo custo, que permita não apenas uma melhoria na produção, mas também seja uma alternativa sustentável”, explica o professor Edimaldo de Oliveira, responsável pela iniciativa. A premiação contribuiu para que o Brasil conquistasse o oitavo lugar entre os países participantes do evento, o melhor resultado da delegação nacional no encontro. Os alunos premiados foram André Dengo, Gabriela Roggia, Guilherme Bressan, Murilo Hentz e Samuel Pontes.

Já o trabalho “Criação de um banco de sementes no IFPR Campus Capanema: uma estratégia de resgate e conservação da biodiversidade na agricultura familiar” foi o primeiro lugar na categoria “Pôster Nível Médio – Ciências Agrárias” no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), realizado em Londrina. Desenvolvido pela estudante Camila Rossi, em parceria com outros alunos do curso de Cooperativismo, e orientado pela professora Sara Sampaio de Pontes, o projeto visa a oferecer sementes para fomento da agricultura familiar na região.

De acordo com a professora Sara, o programa tem um forte caráter social. “Por meio do banco de sementes, oferecemos aos pequenos agricultores mais de 30 espécies de plantas a fim de diversificar a produção e conscientizar a população sobre as potencialidades das espécies locais”, afirma. Os projetos premiados são apenas duas das iniciativas desenvolvidas pelo IFPR-Capanema, que vem empregando esforços em favor do desenvolvimento da pesquisa e da inovação científica.