IFPR-Capanema promove curso sobre Teorias da Educação – Campus Capanema

IFPR-Capanema promove curso sobre Teorias da Educação

Os professores da rede municipal de ensino de Capanema estão participando do “Grupo de Estudos sobre as Teorias Críticas da Educação”, curso de formação continuada oferecido pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema. A proposta da iniciativa é articular os interesses de formação dos profissionais do ensino público, proporcionando uma melhoria no currículo dos educadores. O projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Capanema.

Ao todo, trinta profissionais da educação básica – incluindo professores e técnicos – estão participando do curso, que procura refletir tanto sobre estudos clássicos do campo da educação, quanto sobre o contexto da região de Capanema. “Nossa abordagem está articulada com os pressupostos teóricos do currículo municipal, a fim de contribuir para a oferta de educação escolar de qualidade e melhoria da prática docente na educação infantil”, explica a professora Silvana Schmitt, uma das responsáveis pela iniciativa.

Durante o curso, os participantes realizam debates, seminários, leituras e apresentam suas experiências com práticas educativas, conforme afirma o professor Jaci Poli, também coordenador do projeto. “Dialogar sobre a realidade das salas de aula em nossa região é importante, pois é apenas por meio de um processo cidadão que poderemos encontrar formas de melhorar os indicadores educacionais do município”. Os encontros estão sendo realizados quinzenalmente e serão concluídos em dezembro.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotografias: Camila Cristo e Alcione Roberto Cloes.