IFPR-Capanema abre inscrições para processo seletivo do curso de Agroecologia – Campus Capanema

IFPR-Capanema abre inscrições para processo seletivo do curso de Agroecologia

Estão abertas até o dia 24 de outubro as inscrições para o processo seletivo que definirá os novos alunos do Curso Técnico em Agroecologia, ofertado pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema em parceria com a Casa Familiar Rural. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever por meio do formulário disponível no site www.capanema.ifpr.edu.br ou diretamente na secretaria do campus. Os profissionais formados estarão habilitados a trabalhar em iniciativas ligadas à agricultura familiar, à conservação dos recursos naturais e ao desenvolvimento econômico por meio da pequena produção rural. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

A duração do curso é de quatro anos. Os candidatos ao processo seletivo precisam ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e também comprovar sua situação como pequenos agricultores familiares ou assentados da Reforma Agrária. “Nosso objetivo é atender jovens provenientes de famílias que tiram seu sustento da pequena propriedade rural, visando proporcionar um crescimento profissional e pessoal por meio da formação técnica”, explica a professora Leocádia Cândido da Silva, coordenadora do curso. Além das disciplinas específicas, os estudantes também aprenderão os conteúdos do ensino médio.

A ligação com o campo é importante, uma vez que se trata de um ensino técnico realizado em regime de alternância – isto é, dividido em “Tempo Escola” e “Tempo Comunidade”. O primeiro tempo engloba atividades em sala de aula, que serão desenvolvidas na Casa Familiar Rural. O segundo tempo, por sua vez, abrange ações práticas relacionadas à realidade do pequeno agricultor, as quais poderão ser desempenhadas tanto na Unidade de Produção e Vida Familiar (UPVF), quanto na comunidade em que o estudante vive. Para mais informações, os interessados podem utilizar os telefones (46) 3552-3314 ou (45) 99962-7124.