IFPR-Capanema ofertará graduação em Matemática – Campus Capanema

IFPR-Capanema ofertará graduação em Matemática

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) aprovou nesta sexta-feira (29/06) a criação de um curso superior de Licenciatura em Matemática no Campus Capanema. O objetivo do curso é formar professores para atuar na Educação Básica, séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, buscando elevar a qualidade do aprendizado de Matemática dos alunos da região Sudoeste do Paraná. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas em julho, com provas previstas para o mês de outubro. Serão oferecidas 40 vagas, com início das aulas estipulado para fevereiro de 2019.

A iniciativa surgiu de uma série de debates promovidos pelo IFPR-Capanema com órgãos públicos e a comunidade regionais desde 2015. Segundo explica o diretor-geral do campus, professor Marcos Fernando Schmitt, a abertura do curso ajudará a combater o déficit de profissionais na área de matemática e elevará os níveis educacionais do Sudoeste paranaense. “Como se trata de um curso voltado para as atividades de ensino, daremos bastante ênfase às questões pedagógicas e ao espaço da sala de aula. Esperamos formar profissionais que sejam não apenas bons docentes, mas que também auxiliem no crescimento do aluno como cidadão”.

Desde que a demanda foi apresentada, o corpo docente e a equipe técnica instituição atuaram em prol da abertura do curso. O projeto da graduação em Matemática foi desenvolvido por uma equipe do Campus em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROENS) do IFPR, localizada em Curitiba. O documento foi avaliado no Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONSEPE) do órgão e também pelo Conselho Superior do IFPR (CONSUP), sendo aprovado por unanimidade. A licenciatura terá carga horária de 3300 horas, divididas entre cumprimento de componentes curriculares, realização de estágio e trabalhos de pesquisa e extensão.

O diretor de ensino, pesquisa e extensão do Campus Capanema, professor Jaci Poli, afirmou que o curso foi estruturado tendo em vista a realidade da região. “Os profissionais formados em nosso Campus terão competência para atuar tanto em escolas urbanas, quanto rurais. Articularemos as questões de docência e pesquisa com debates importantes em nosso contexto, como econômica local, participação política e melhora dos indicadores sociais”, explicou. Além de trabalhar em sala de aula, os graduados no curso de Matemática serão habilitados a produzir material didático e organizar atividades de enfoque educativo em espaços como museus e bibliotecas.

A abertura do curso de Matemática faz parte do projeto de expansão do Campus Capanema previsto no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). A graduação será também valorizada com a contratação de professores ainda este ano e a construção do novo bloco da instituição, prevista para ter início em 2019. Trata-se da primeira iniciativa de ensino superior do IFPR-Capanema que, atualmente, oferta os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Cooperativismo, Informática e Agroecologia.