Alunos do EAD realizam atividade sobre segurança do trabalho – Campus Capanema

Alunos do EAD realizam atividade sobre segurança do trabalho

No dia 15 de maio, a turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFPR-Capanema participou de um exercício sobre proteção e cuidados sobre atividades em altitudes elevadas. As ações foram dirigidas pelo bombeiro Ilário Sieben, a pedido da coordenação de Educação à Distância. Sieben, que também integra o grupo de 21 alunos do curso, utilizou seu equipamento pessoal para conduzir as demonstrações.

Ao início das atividades, os estudantes receberam orientações sobre os diferentes instrumentos utilizados para garantir a segurança em um local elevado, tais como cordas para diferentes pesos e atividades, ganchos, engates, cintos de segurança e capacetes. Em seguida, foi realizada uma oficina sobre amarras, na qual todos os participantes puderam testar suas habilidades em modelos como nó cego, nó duplo e nó pescador.

O ponto alto das atividades, por sua vez, foi a realização de um trabalho prático que consistiu na produção de uma “linha da vida”, instrumento elaborado a partir de cordas e engates que garante a segurança contra quedas. A linha foi suspensa no primeiro andar do bloco administrativo do IFPR e dois dos estudantes, que já trabalham em atividades de altitudes elevadas, foram voluntários para o teste. Além das instruções sobre segurança, eles receberam conselhos sobre impulso e escalada.

“Acredito que a oficina teve um saldo bastante positivo, pois trata-se de uma atividade que aplica os conhecimentos teóricos adquiridos pelo estudante a uma prática bastante próxima da realidade que eles deverão lidar no futuro”, afirma Cheila Nunes dos Santos, coordenadora do polo EAD do Campus Capanema. Em breve, novos trabalhos práticos serão realizados com os estudantes.

Reportagem: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Arquivo da Coordenação EAD.