IFPR-Capanema realiza audiência pública para elaborar Plano de Desenvolvimento Institucional – Campus Capanema

Professores, técnicos, estudantes, pais, autoridades e moradores da região de Capanema estiveram reunidos nesta quarta-feira (23/05) no campus local do Instituto Federal do Paraná para discutir os rumos da entidade nos próximos cinco anos. A pauta do encontro foi a apresentação de propostas para constituição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que orientará os trabalhos da instituição para o período de 2019 a 2023. Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao evento.

“A consulta pública é uma ferramenta democrática muito importante, pois permite à sociedade apresentar suas demandas ao IFPR e também conhecer melhor seu funcionamento. A partir das discussões que tivemos esta manhã, poderemos orientar nossas ações para os próximos anos em sintonia com os anseios da região”, explica o diretor-geral do Campus Capanema, professor Marcos Schmitt. Entre as iniciativas que o PDI ajudará a nortear, estão a oferta de novos cursos, melhorias nas estruturas físicas, desenvolvimento de projetos de pesquisa, contratação de servidores, e ampliação do diálogo com a comunidade.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR e representante da reitoria, professor Paulo Yamamoto, destacou o potencial de crescimento do campus. “É necessário pensarmos com ousadia, mas ter o ‘pé no chão’ para que possamos cumprir tudo aquilo que for planejado. Devemos fazer uma construção coletiva, participativa, democrática e transparente”, afirmou. Yamamoto assinalou também a importância de se estabelecer parcerias para concretizar os projetos do campus em um cenário político marcado por restrições orçamentárias, bem como, para realizar obras que não dependem apenas do campus. A criação de um acesso para a instituição através da BR-163, por exemplo, exige a colaboração das prefeituras locais.

Após a abertura do evento, os presentes tiveram a oportunidade de apresentar suas sugestões por escrito, utilizando formulários distribuídos pelos servidores do IFPR. Em seguida, foi aberto espaço para que a comunidade colocasse questionamentos, dúvidas e sugestões à comissão local responsável pela elaboração do PDI. Entre as principais demandas dos estudantes estão a criação de novas salas de aula, espaços de recreação e cantina; aquisição de materiais didáticos e livros; abertura de cursos superiores; incentivo a pesquisas e intercâmbio; melhorias de segurança e iluminação; e ações visando a acessibilidade para alunos e visitantes. “É essencial que os estudantes participem, pois serão eles que irão usufruir diretamente das propostas apresentadas hoje. Estamos pensando não somente em nós, que já estudamos aqui, mas também nas próximas turmas que irão ingressar no IFPR”, assinalou Ani Thais Witt, formanda do curso técnico de Cooperativismo e representante dos alunos.

Entre as propostas trazidas pela comunidade, houve destaque para a importância do IFPR em se articular com a agricultura familiar, bem como a capacitação de profissionais para atender as demandas locais. “A região Sudoeste sofre com um alto índice de contaminação por agrotóxicos. O Instituto pode contribuir para mudar essa realidade. Precisamos de profissionais éticos e comprometidos com a agricultura familiar, incentivando a produção agroecológica e orgânica”, afirmou Jhony Luchmann, representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia de Verê (CAPA). Para atender esse objetivo, ele sugeriu a criação de uma graduação em Agronomia.

O diretor do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Realeza, professor Antônio Marcos Miskyw, defendeu um maior diálogo com a comunidade e entre as instituições educacionais da região. “Para melhorar nossa troca de ideias, sugiro a criação de fóruns regionais, que servirão como espaços para debate, canalizando as demandas existentes e desenvolvendo projetos em parceria”, afirmou.

Já Luis Fernando Luersen, membro externo do Conselho de Dirigentes do Campus (CODIC), reiterou a necessidade da contratação de servidores: “O número vem aumentando, porém, para garantir a qualidade dos trabalhos do IFPR, precisamos de mais professores e técnicos. O índice adequado de Relação Aluno-Professor é de vinte estudantes para cada docente. Em Capanema, o número atual é de quase trinta estudantes por docente”.

A formulação do PDI é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) a todas as instituições de ensino público, prevista na portaria 9.235/2017. As propostas apresentadas na audiência pública serão agora analisadas pela comissão local do PDI e pela reitoria para a elaboração do documento. Os moradores da região de Capanema podem acrescentar sugestões ao PDI até o final de maio através do site https://info.ifpr.edu.br/pdi-2019-2023/. Algumas das medidas previstas para o período 2019-2023 são a criação de um novo bloco de salas de aula e a cobertura da quadra de esportes do IFPR.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira e Luciano da Silva.