Projeto do IFPR-Capanema é premiado no Innovacities – Campus Capanema

Projeto do IFPR-Capanema é premiado no Innovacities

O desenvolvimento de um sistema de ventilação inteligente e acessível aos pequenos produtores rurais, denominado Smart Vent, garantiu o Troféu Alireza Rastegar de Inovação Global a uma equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Capanema. O prêmio foi entregue durante a 10a Innovacities, feira de inovações e desenvolvimento tecnológico realizada em Cascavel entre os dias 17 e 20 de maio. O grupo é coordenado pelo professor Edimaldo de Oliveira e composto pelos estudantes André Dengo, Murilo Hentz e Samuel Pontes, do 2º ano do curso de Informática, além do primeiranista Kellerman Godarth.

O Smart Vent compreende um processo de automação dos sistemas de ventilação de aviários, prevendo a instalação de 16 ventiladores divididos em dois galpões de pequeno porte por um valor de até R$ 1500. “Nosso objetivo é fornecer uma alternativa acessível ao pequeno produtor rural. Um projeto de automação pode chegar a R$ 18 mil. Nossa iniciativa permite ainda uma redução mensal de 30% na energia elétrica empregada para manter o equipamento em funcionamento”, explica Oliveira. Essa economia, afirma o professor, compensa o custeio e a instalação do sistema em até cinco meses.

O projeto Smart Vent é fruto das demandas apresentadas por pequenos produtores rurais durante o IFAgrotech, evento realizado no Campus Capanema do IFPR em 2017, cujo objetivo era identificar gargalos tecnológicos que afetam a agricultura familiar da região. “A preocupação que mais nos chamou atenção foi a dos criadores de frango. As aves exigem um sistema de ventilação que preserve a temperatura inferior a 24º C, pois qualquer índice superior pode causar a morte dos animais. Como se trata de um equipamento caro, poucos têm acesso”, afirma o coordenador do projeto.

Atualmente, devido ao preço dos sistemas comerciais, muitos pequenos produtores utilizam ventilação de controle manual, a qual exige uma série de cuidados e acompanhamento permanente. O criador precisa verificar continuamente a temperatura e assim, acionar ou desligar o equipamento de ventilação conforme as variações registradas. Além do elevado gasto de energia elétrica que o sistema manual demanda, o funcionamento inicial dos ventiladores pode causar a morte dos frangos em ponto de abate.

“Os equipamentos manuais, quando ligados, acionam os oito ventiladores de uma só vez. Isso produz um ruído elevado, que pode assustar os animais. Como se trata de uma ave que cresce muito rapidamente, há o risco de enfarto. Nosso sistema é mais silencioso, impedindo que isso aconteça”, ressalta o estudante André Dengo. A dedicação do jovem ao projeto chamou a atenção de Marcelo Vivacqua, presidente da IFIA no Brasil – segundo ele, Dengo apresentou durante a exposição as características de um empreendedor: engajamento com a iniciativa, conhecimento todas as suas etapas e domínio do conteúdo técnico.

Durante o Innovacities, a equipe do IFPR apresentou uma maquete do sistema. O modelo emprega tecnologia Arduino, que propicia a criação de ferramentas de baixo custo e fácil utilização a partir de linguagem de programação padrão. O próximo passo do projeto é implantá-lo na prática, conforme destaca o professor Edimaldo Oliveira: “Nosso objetivo agora é instalar o sistema no aviário que nos cedeu espaço para que pudéssemos elaborar o experimento. Já adquirimos os materiais necessários e, em breve, iniciaremos sua montagem”. A expectativa do coordenador é atender ainda outros dois pequenos criadores de frango com os produtos dessa primeira leva. O grupo já estuda a compra de mais materiais para continuar satisfazendo a demanda da região de Capanema.

Entrevista com o estudante André Dengo
Por que você se envolveu no projeto?
Sempre gostei da área de robótica e esse projeto me permite tanto desenvolver meus conhecimentos, como ajudar as famílias de pequenos agricultores da região. Fico feliz em contribuir para que os produtores consigam acesso a um serviço tão importante e espero que logo possamos também oferecer o Smart Vent a todo o Brasil.

Como esse projeto poderá te auxiliar futuramente?
Após concluir o curso de informática no IFPR, pretendo continuar minha formação na área. Gostaria muito de fazer vestibular para Análises e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciências da Computação. O projeto me dá a oportunidade de aplicar na prática o que aprendo em sala de aula. Esses conhecimentos serão muito úteis na minha trajetória.

Como foi participar do Innovacities?
Foi muito proveitoso. Em 2017, participamos do evento para que outras instituições conhecessem nossa ideia e recebemos conselhos muito interessantes, que foram aplicados ao projeto. Além disso, pudemos entrar contatos com outras diferentes iniciativas que dialogam com a nossa. Esse ano, fui preparado para apresentar e defender o Smart Vent, além de buscar novas ideias para continuar inovando as ações no IFPR. Para a próxima edição, esperamos apresentar os resultados práticos do projeto, já que logo iniciaremos a instalação dos sistemas de ventilação.

Qual foi a sensação de ganhar o prêmio?
Fiquei muito feliz! Principalmente porque o avaliador, o presidente da Federação Internacional das Associações de Inventores (IFIA), destacou que defendi o projeto com muita garra, demonstrando domínio no conteúdo e engajamento no projeto. Já fomos convidados para retornar ano que vem, apresentando os resultados da aplicação prática da nossa pesquisa.

Reportagem: Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Celso Fernando Claro de Oliveira e Acervo pessoal do professor Edimaldo Oliveira.