TÉCNICO EM VENDAS – Campus Capanema

Modalidade: a distância

Forma de oferta: Subsequente

Projeto Pedagógico do Curso*

* No Projeto Pedagógico do Curso estão presentes informações sobre: organização do curso,matriz, ementas, entre outras.

Objetivo do Curso:

Proporcionar uma formação técnica de nível médio em Vendas, na forma de oferta subsequente, tendo como fundamentos e pressupostos os conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educacionais.

Tornar o discente apto a executar atividades laborais na comercialização de produtos e serviços, seja como assalariado ou de forma autônoma, contribuindo também para a formação do mesmo como um sujeito ético, autônomo, crítico, empreendedor, reflexivo e comprometido com a sustentabilidade. Sujeito este que analise e compreenda a realidade regional onde está inserido. Atuante na modificação da sociedade, tendo o trabalho como princípio educativo.

Utilizar estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas, por meio da contextualização da prática profissional com a ciência, a flexibilidade e a interdisciplinaridade.

Perfil do/a Egresso/a:

O estudante egresso do curso técnico em Vendas do eixo tecnológico Gestão e Negócios é um profissional que, segundo a 3ª edição do catálogo Nacional de cursos técnicos,

estuda os produtos e serviços da empresa. Caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral. Prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços. Organiza o ambiente de venda. Promove serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda. Organiza e gerencia os arquivos dos clientes. Realiza prospecção de novos clientes (BRASIL, MEC/SETEC, 2016, p. 96).

Para, além disso, ele tem uma visão sistêmica do mundo do trabalho que atua de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução da profissão.

Neste contexto de formação, o profissional possui capacidade de comunicação e de trabalho em equipe, de construir projetos de forma coletiva agindo com ética profissional, sustentabilidade, responsabilidade social e domínio do saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver. Estes saberes foram construídos mediante a articulação dos componentes na matriz curricular promovendo o conhecimento, habilidades e competências necessárias às ações profissionais.

Ele deve ser capaz de atuar no comércio (inclusive eletrônico) atacadista ou varejista, em indústrias e/ou de serviços, como assalariado ou de maneira autônoma, prestando serviços como representante de vendas para empresas dos mais diversos setores. Estes conhecimentos são construídos nos componentes de Marketing de Atacado e Varejo, Canais de distribuição e Logística, Formação de preços, Estratégias de Negociação, Gestão de Pessoas e Equipes, Empreendedorismo, Projeto de Inovação no mundo do Trabalho.

Esse profissional busca conhecimentos acerca dos produtos e serviços a serem comercializados, caracterizando o tipo de cliente e recolhendo informações sobre sua concorrência, o mercado em que atua e o mercado em geral, a fim de elaborar estratégias de marketing e vendas e realizar planejamento para a adoção das melhores estratégias considerando os objetivos e metas determinados. Utilizará para a construção destas habilidades ao desenvolver os conteúdos dos componentes: Comportamento do Consumidor I e II, Promoção, Eventos e Merchandising, Direito do Consumidor, Fundamentos de Marketing, Projeto de Inovação no mundo do Trabalho, Matemática Financeira, Informática Aplicada.

O egresso do curso técnico em Vendas trabalha na formação de preço para vendas. Ele estuda e promove as melhores técnicas de vendas que envolvam o cliente consumidor, bem como a organização física e estética dos locais de venda, sejam físicos ou virtuais, a fim de concretizar os negócios previstos para alcançar os resultados. Também realiza ações de venda em eventos e promoções, considerando sempre a construção de uma relação ética com o consumidor e com o mercado onde atua. Organiza e atua em serviços de apoio ao cliente e atendimento pós-venda para promover a fidelização do produto e/ou serviço.

Construirá estes conhecimentos na inter-relação dos componentes: Marketing de Atacado e Varejo, Formação de preços, Estratégias de Negociação, Noções de e-Commerce, Comunicação Visual e Vitrinismo, Promoção, Eventos e Merchandising, Direito do Consumidor, Projeto de Inovação no mundo do Trabalho.

O profissional se adapta aos diferentes perfis de consumidores. É empático, inspirando confiança no cliente. É disciplinado e planejador de suas ações. Possui capacidade investigativa e tenacidade comercial.

Sabe ouvir, é entusiasta, organizado, ágil na busca de soluções para o cliente e é um bom comunicador.

É focado nos seus objetivos e os tem de forma clara. Apresenta persistência, sabe o valor das coisas (além do preço) e tem habilidades em trabalhar com pessoas e vendas.

Construirá estas habilidades na inter-relação dos componentes: Comunicação para Vendas, Comunicação e Linguagem, Administração de Vendas, Técnicas de Vendas, Estratégias de Negociação, Projeto de Inovação no mundo do Trabalho.

Campo de atuação:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Comércio em geral. Empresas de telemarketing.

Mais informações clique em Quero ser Estudante

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.