Evento realizado em alusão ao Setembro Amarelo envolve toda a comunidade acadêmica do Campus Capanema. – Campus Capanema

Na manhã dessa terça -feira às 10:00 horas os alunos dos cursos Técnico em  Cooperativismo, Técnico em Informática e os servidores do Campus Capanema participaram de  uma palestra ministrada pela psicóloga Claudia Dallagnol, servidora da Universidade Federal  da Fronteira Sul, abordando o tema “Vida, como vai você?

Essa palestra faz parte de um programa de ações envolvendo a campanha do Setembro Amarelo que é uma ação mundial que envolve várias entidades no Brasil e tem o objetivo de prevenir o suicídio e promover a valorização da vida. O dia 10 de setembro foi escolhido como o dia mundial de prevenção.
A primeira medida preventiva é a educação; é preciso deixar de ter medo de falar no assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema, criar um canal de comunicação fortalecendo os vínculos afetivos como medida protetiva.
Claudia discutiu o conceito de saúde segundo a OMS como: “Sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social.” e falou da complexidade que envolve esse conceito.
Falou da importância de se cuidar e cuidar do outro, de pedir e oferecer ajuda e mostrou que os sentimentos e a diversidade de emoções fazem parte do cotidiano, que cada fase da vida tem os seus desafios e que a vida nos dá a oportunidade de encontrarmos o caminho da resiliência.
Enfatizou a questão do bullying como uma forma de violência e citou o exemplo que: enquanto alguns se divertem fazendo certas brincadeiras, outros estão sofrendo, vítimas dessa violência, tendo como consequências o adoecimento e em situações extremas contribuindo para o desencadeamento de atitudes autodestrutivas.
O suicídio é uma atitude desesperada e segundo Claudia  é inútil, pois a pessoa deixa de existir mas os motivos que levaram a pessoa a desistir de viver continuarão, é preciso então recorrer às pessoas da família, amigos e profissionais da área da saúde para o devido encaminhamento e acompanhamento nos casos em que a pessoa se percebe ou vê no outro sinais ou comportamentos autodestrutivos. Todos podem ajudar.
Claudia encerrou sua fala dizendo:Cuide de seus sentimentos. Eles falam da sua saúde.
A campanha do setembro Amarelo teve também ações como a iluminação do prédio do Campus na cor amarela, a confecção da camiseta da campanha com a frase: Viver é a melhor opção sempre, que foi o tema do Campus Capanema no desfile de 07 de setembro no município.
A campanha pela valorização da vida será uma ação contínua que promoverá eventos para além do mês de setembro.

Fonte:Seção Pedagógica
Imagens:Codicap