Técnico Integrado em Agroecologia no Regime de Alternância Resultado provisório entrevistas – Campus Capanema

Sujeitos do campo e seus dependentes podem se inscrever, a partir desta quarta-feira (20), no processo seletivo simplificado para o Curso Técnico Integrado em Agroecologia ofertado no Regime de Alternância pelo Campus Capanema do IFPR.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de outubro. Os candidatos que atendem aos pré-requisitos para o curso devem se inscrever pelo site do campus (capanema.ifpr.edu.br).

No total, são ofertadas 40 vagas. As aulas têm início no primeiro semestre de 2018 e o curso tem duração de quatro anos.

A partir de uma única matrícula na instituição, os estudantes que ingressarem no curso poderão realizar o Ensino Médio ao mesmo tempo em que obtém habilitação profissional técnica de nível médio em Agroecologia.

O público-alvo preferencial deste curso são os agricultores familiares e/ou empreendedores familiares rurais (titulares ou seus dependentes, como, por exemplo, filhos, sobrinhos ou enteados); assentados da Reforma Agrária e reassentados de atingidos por barragens (e/ou seus dependentes).

Parceiros

São entidades parceiras do IFPR na oferta deste curso a Associação Casa Familiar Rural de Capanema e Planalto; Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, de Francisco Beltrão (Assesoar); União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária do Paraná (Unicafes Paraná); Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf Paraná); Central das Cooperativas de Crédito com Interação Solidária (Cresol Baser) e a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), além das prefeituras municipais de Capanema, Planalto e Pérola do Oeste e o Campus de Realeza da UFFS.

Regime de Alternância

O regime de Organização Curricular por Alternância caracteriza-se pelo desenvolvimento do curso, de forma intercalada, em dois espaços diferentes: o Tempo Escola e o Tempo Comunidade.

Quando estiverem no Tempo Escola, os estudantes iniciarão as atividades escolares às segundas-feiras pela manhã. Na mesma semana, ao meio dia de sexta-feira, eles retornarão às suas casas, que, neste contexto, são chamadas de “unidades de produção e vida familiar” (UPVF).

No Tempo Comunidade, os estudantes desenvolvem atividades letivas a partir de um plano de estudo estruturado a partir das atividades desenvolvidas no Tempo Escola.

De uma carga horária total de 3.610 horas, são dedicadas ao Tempo Escola 2.034 horas e ao Tempo Comunidade 1.356 horas. O curso ainda prevê 100 horas para a elaboração do Projeto de Vida e 120 horas para estágio.

As atividades do curso serão desenvolvidas na Casa Familiar Rural de Capanema, que se constitui numa das mais importantes experiências de Educação do Campo no Brasil.

Reserva de vagas

Como ocorre com os demais processos seletivos para ingresso nos cursos do IFPR, para este PSS também há reserva de vagas, com foco na inclusão social. Metade das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas e a outra metade a candidatos residentes nos municípios de Capanema e seu entorno (Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Realeza e Capitão Leônidas Marques).

Das 20 vagas destinadas aos estudantes oriundos de escolas públicas, dez são para candidatos com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo e outras dez são para candidatos cuja renda que excedem este valor, sendo que há vagas específicas, nessas duas faixas de renda, para pretos, pardos ou indígenas com deficiência (PPI-PcD); pretos, pardos ou indígenas (PPI); pessoas com deficiência (PcD) e demais candidatos.

Detalhes sobre as categorias e o mecanismo de reserva de vagas estão disponíveis no Anexo I do edital.

Etapas do PSS

O processo seletivo para este curso está dividido em quatro etapas. A primeira consiste no processo de inscrição. A segunda é uma visita, por parte da comissão do PSS, às famílias dos candidatos. A terceira é uma entrevista com os candidatos e a quarta é um sorteio público, do qual participarão os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores.

Fortalecimento da Agricultura Familiar

O curso está estruturado para que filhos e filhas de agricultores da região Sudoeste tenham acesso à educação de nível médio e profissional em Agroecologia sem perder o vínculo com as suas respectivas unidades de produção e vida familiar. Basicamente, a ideia é a de que o curso possa fortalecer os vínculos desses estudantes com as suas famílias e com a terra, de maneira sustentável.

Ao lado de suas famílias, cada estudante construirá um Projeto de Vida. Esse projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento da Agroecologia; da Sustentabilidade Social, Ambiental e também Econômica das unidades de produção e vida familiar.

Como o curso está sendo viabilizado por meio de parcerias com diversas entidades que atuam nesta área, os alunos contarão com o acompanhamento de cooperativas de crédito, de leite, de comercialização e de habitação da Agricultura Familiar, o que tende trazer conhecimento e desenvolvimento para as unidades de produção e vida familiar desses estudantes e de seu entorno.

Curso: Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio;
Total de vagas: 40;
Turno durante o Tempo Escola: Integral (de segunda à sexta-feira);
Turno durante o Tempo Comunidade: Parcial;
Duração: 4 anos;
Inscrições: de 20 de setembro ao dia 20 de outubro de 2017;
Como se inscrever: pelo site capanema.ifpr.edu.br;
Valor das inscrições: gratuito;
Público-Alvo: Sujeitos do campo ;