Violência Sexual contra Crianças e adolescentes é tema de palestra no IFPR – Campus Capanema

Violência Sexual contra Crianças e adolescentes é tema de palestra no IFPR

No dia 17/05 os alunos dos Cursos Técnicos em Cooperativismo e Informática, participaram da palestra “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Esse Problema é Nosso”. O evento foi promovido pelo Projeto Formando a Rede de Proteção que é desenvolvido no Campus e teve como palestrante a Professora Elize Bertella que é também coordenadora do projeto. Segundo ela, “esse tema é delicado e complexo e não pode ser deixado de lado nem esquecido, pois está presente em todos os ambientes e contextos sociais”,  estudos revelam que 1 em cada 4 meninas e  1 em cada 10 meninos serão vítimas de abuso sexual até os 18 anos (Alberton, 2005).

Durante a palestra foram apresentados alguns dados estatísticos que retratam a dura realidade. No ano de 2015 o Disque 100 (canal de denuncia nacional) registrou 144.580 denuncias de violência contra criança e adolescente, das quais 17.523 referem-se à  violência sexual o que corresponde a aproximadamente   48 denuncias por dia. Mesmo expressivo esses números retratam apenas 10% do que de fato acontece, pois segundo a UNICEF, 90% dos casos não são denunciados pelas vitimas e 85 a 90% dos casos registrados apontam que agressor está no âmbito familiar da vítima.

O dia 18 de maio foi estabelecido como dia nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Contra Crianças e adolescentes pela lei 9.970/00, devido a pressão popular em decorrência do crime bárbaro que vitimou Aracelli Cabera Crespo, uma menina de 8 anos,  que no ano de 1973 foi raptada, mantida em cárcere privado, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta de Vitória, Espírito Santo. O crime hediondo comoveu a sociedade, mas prescreveu impune. Para o aluno Gustavo Martins, integrante do projeto, “o dia 18 de maio relembra que devemos lutar por justiça, e conscientizar a sociedade que a vitima precisa de apoio e não de julgamento, precisamos falar sobre para não esquecer e para prevenir novos casos”. O objetivo do projeto é orientar os alunos para que possam se proteger e ficar atentos as mais diversas formas de violência deste modo ao longo do ano mais ações serão desenvolvidas.

Fonte: Coordenação do projeto
Imagens Divulgação IFPR